Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



HB Saúde: alvo de disputa entre gigantes nacionais
Foto por: Divulgação
HB Saúde: alvo de disputa entre gigantes nacionais

Em meio a guerra de bastidores, acionistas são convocados a votar, nesta quinta, venda do HB Saúde

Por: Maria Elena Covre e Milton Rodrigues
22/09/2021 às 14:09
Bastidores

Além de decidirem se grupo rio-pretense deve ser negociado, sócios vão escolher também entre as propostas da Hapvida e da SulAmérica


Dia D 1
O HB Saúde divulgou nesta quarta-feira (22) edital de convocação de seus 500 acionistas para a assembleia extraordinária desta quinta-feira (23), em que será decidido, por meio de voto, o destino do grupo rio-pretense, alvo de propostas milionárias de compras formuladas por duas gigantes nacionais, a Hapvida (R$ 650 milhões) e a Sulamérica (R$ 563 milhões). 

Dia D 2
De acordo com o edital, a Assembleia Geral Extraordinária deve se realizar de forma presencial, em primeira convocação, em 23 de setembro de 2021, a partir das 8h, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto - Clube dos Médicos. 

Expectativa  
A expectativa pelo resultado da assembleia, neste momento, vai muito além das três empresas diretamente envolvidas, uma vez que mexe completamente as peças num dos setores da economia de Rio Preto mais movimentados nos últimos dois anos: o de saúde privada e medicina complementar. O HB Saúde tem uma carteira de quase 130 mil vidas, a segunda maior da cidade, atrás apenas da Unimed Rio Preto. A terceira carteira, a do Austa Clínica, já é hoje de outro player nacional, a rede Hospital Care. 

São muitos interesses 
São tantos os interesses empresariais (e pessoais) envolvidos, que uma verdadeira guerra de bastidores está sendo travada na tentativa de influenciar o resultado, inclusive com denúncias (sem provas) de compra de voto, acusações de interesses escusos entre os acionistas e iniciativa de entidades da área médica no sentido de "alertar” sobre o interesse de planos considerados "predadores” que estão de olho em Rio Preto, como fez a Associação Paulista de Medicina no último final de semana em carta à classe médica.

Vai vender? 
Dada a complexidade e toda a tensão gerada em cima do que for definido, a assembleia e o processo de decisão serão feitos em três fases: na primeira, os acionistas vão decidir se a administração do HB Saúde deve proceder o processo de venda, considerando as propostas recebidas pela Hapvida Participações e Investimentos S.A. e pela SulAmérica Companhia de Seguro Saúde S.A. 

Para quem?
Uma vez aprovada a venda, caberá aos acionistas decidirem qual das duas propostas deve ser aceita para a negociação. Em seguida, autorizar a diretoria do HB Saúde a, nos termos da proposta vencedora, divulgar ao referido proponente todas as informações necessárias à condução de auditoria contábil, financeira, regulatória, atuarial, operacional e jurídica da companhia, sujeita apenas à assunção de obrigações usuais de confidencialidade. 

Até 1º de outubro 
Por fim, ficará assegurado a todos os acionistas da HB Saúde o direito de aderir à proposta vencedora. A formalização do interesse de vender suas cotas ao vencedor deverá ocorrer até o dia 1º de outubro de 2021, "sendo que qualquer adesão posterior poderá ser aceita ou não, a critério exclusivo do proponente. 

Das 8h às 21h
Os acionistas deverão participar da assembleia pessoalmente, comparecendo ao endereço informado entre 8h e 21h, período pelo qual a mesa estará disponível para receber cada um, bem como suas manifestações de voto por escrito. A apuração de votos será a partir das 21h. Todo o processo terá o acompanhamento e validação de uma empresa de auditoria independente. A participação presencial do acionista poderá ser pessoal ou por procurador devidamente constituído. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!