Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde, Aldenis Borin, reunidos nesta segunda
Foto por: Divulgação/Prefeitura
Prefeito Edinho Araújo e o secretário de Saúde, Aldenis Borin, reunidos nesta segunda

Com Covid em queda, UBSs vão retomar atendimento normal

Por: Da Redação
20/09/2021 às 16:59
Saúde

Cinco óbitos foram confirmados nesta segunda. Dois são relativos ao domingo, dois ocorreram nesta segunda e um ainda se refere a uma confirmação do dia 10 de setembro. Secretaria de Saúde estabeleceu o cronograma de retomada das atividades normais nas UBSs


Cinco pessoas morreram e 10 tiveram confirmação de Covid, de acordo com boletim desta segunda-feira divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto. Dois óbitos são relativos ao domingo, dois ocorreram nesta segunda e um ainda se refere a uma confirmação do dia 10 de setembro.

Com a inclusão dos novos casos, Rio Preto contabiliza 320.443 notificações por estado gripal, sendo que 288.094 (89,9%) foram testados para Covid-19, com 191.236 resultados negativos e 96.858 resultados positivos. Dos confirmados, 93.232 já se recuperaram. O número de óbitos no município está em 2.775.

A cidade conta com 224 pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 115 residentes de Rio Preto e 109 da região. Entre os internados, 114 já tiveram a confirmação por Covid-19, sendo que 46 são residentes de Rio Preto e 68 são da região.   

A secretaria informou também a média móvel de casos leves e graves confirmados de Covid-19 por data de notificação em residentes de Rio Preto. A média móvel de casos leves está em 40, enquanto a de graves está em 2. Já a média móvel de óbitos confirmados de Covid-19 está em 1.

Voltando ao "normal"

Com os casos em queda, a Secretaria de Saúde estabeleceu o cronograma de retomada das atividades normais nas unidades básicas de saúde (UBS), após as mudanças provocadas pela prioridade no atendimento aos casos de covid-19.  O cronograma foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento ao coronavírus após seis semanas de estabilidade  no número de casos e internações. Os índices foram acompanhados de forma até permitir a aplicação das mudanças. O planejamento foi apresentado pelo secretário de Saúde, Aldenis Borin, ao prefeito Edinho Araújo, durante audiência na manhã desta segunda-feira (20).

"As mudanças serão executadas de forma gradual porque a reabertura de uma unidade requer logística complexa, que vai da realocação de recursos humanos, limpeza terminal , mudanças de equipamentos e outros fatores”, explicou o secretário.  Já foram abertas para atendimento não covid as unidades do Vetorazzo, Vila Mayor e São Francisco.

A proposta apresentada pelo secretário Aldenis ao prefeito Edinho prevê a retomada da unidade do Lealdade a partir de quinta-feira (23) como unidade não respiratória. Nesta terça (21) e quarta-feira (22), o prédio estará fechado para limpeza e reorganização.

A unidade de internação do Anchieta vai funcionar até 28 de setembro, com limpeza e reorganização nos dias 29 e 30 e reabertura como não respiratória no dia 1º de outubro. 

Já a unidade do Solo Sagrado reduzirá a partir de 1º de outubro o horário do atendimento noturno, recebendo pacientes até as 22 horas para atendimento até meia-noite. Receberá pacientes com demandas respiratórias até o dia 25 de outubro. Depois, estará fechada nos dias seguintes para reabrir a partir de 3 de novembro como unidade não respiratória.

As demais unidades seguirão as seguintes datas para a retomada das atividades normais: 

- UBS Rio Preto I e UBS Vila Elvira: 6 de outubro; 
- UBS Cidadania e UBS Gonzaga de Campos: 18 de outubro;
- UBS Santo Antônio e UBS Jardim Gabriela: 25 de outubro;
- UBS Central: 3 de novembro.

Os intervalos previstos no planejamento são necessários para reorganizar as equipes de trabalho, bem como os equipamentos para o bom funcionamento das unidades. As equipes de vacinação continuarão ativas, acompanhando sempre o calendário de imunização estabelecido pelas autoridades sanitárias.

O cronograma poderá ser alterado durante a execução, de acordo com a necessidade  de logística, dependendo do comportamento da pandemia nos próximos dias.

Vacinação nesta terça-feira em Rio Preto
Foto por: Reprodução
Vacinação nesta terça-feira em Rio Preto






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!