Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacinação em Rio Preto
Foto por: Divulgação
Vacinação em Rio Preto

Estado mantém vacinação de menores, apesar de decisão do Ministério da Saúde

Por: Da Redação
16/09/2021 às 18:02
Saúde

Para os adolescentes de 12 a 17 anos, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h em Rio preto. Confira a programação completa na cidade


O Estado e a prefeitura de Rio Preto decidiram manter os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidade na lista das pessoas que serão vacinadas contra a Covid-19, contrariando a nova orientação divulgada pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (15).

Em nota da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-1, vinculada ao Ministério da Saúde, a pasta diz ter revisado a recomendação para imunização de adolescentes sem comorbidade. O órgão federal restringiu o esquema vacinal ao público de 12 a 17 anos com comorbidade ou deficiência e aos privados de liberdade.

O governo de São Paulo afirmou que "lamenta a decisão do Ministério da Saúde, que vai na contramão de autoridades sanitárias de outros países. A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações. A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles."

Para o Estado, coibir a vacinação integral dos jovens de 12 a 17 anos é menosprezar o impacto da pandemia na vida deste público. Três a cada dez adolescentes que morreram com COVID-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais.

O Plano Estadual de Imunização (PEI) informa que a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos começou em SP no dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público.

Rio Preto

No site da Prefeitura, o governo de Rio Preto informa a programação de vacinação nesta sexta. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h apenas nas unidades de saúde Estoril, Jaguaré, Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schimitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado, Centro Esportivo Maria Lúcia, Shopping Cidade Norte, Defesa Civil e Salão da Igreja Paroquial Nossa Senhora do Brasil.

Para ser vacinado, o adolescente deve apresentar documento com foto e CPF e comprovante de residência de Rio Preto.
Os adolescentes poderão receber as doses sem a presença de um adulto, no entanto, recomenda-se que responsável assine um termo de responsabilidade, a ser apresentado na sala de vacina.

Segunda dose

2ª Dose AstraZeneca (utilizando Pfizer) – Nesta sexta-feira, essas doses estarão disponíveis nos seguintes locais:
– Swift (atendimento interno) – das 8h às 16h
– Defesa Civil (Parque Industrial) – das 8h às 14h
– CSE Estoril – das 8h às 14h
– UBS Jaguaré – das 8h às 14h
– Pinheirinho (Solo Sagrado) – das 8h às 14h
– Salão da Igreja Paroquial Nossa Senhora do Brasil (São Deocleciano) – das 8h às 14h
Nessas salas de vacina, a imunização será somente para segunda dose de Pfizer de quem recebeu a primeira dose de AstraZeneca.
De acordo com a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos, o esquema combinado do imunizante AstraZeneca seguindo de Pfizer não altera a eficácia da vacinação. "A recomendação é que o esquema seja concluído com a mesma vacina, mas já existem estudos demonstrando que os resultados são iguais com o esquema combinado dessas vacinas”, afirma.

2ª Dose Coronavac – Para a segunda dose de Coronavac, as doses estarão disponíveis das 8h às 14h nas unidades de saúde Estoril, Jaguaré, Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schimitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado, Centro Esportivo Maria Lúcia, Shopping Cidade Norte, Defesa Civil, Pinheirinho e Salão da Igreja Paroquial Nossa Senhora do Brasil.

2ª Dose Pfizer – Para a segunda dose de Pfizer (para primeira dose Pfizer), as doses estarão disponíveis das 8h às 14h na Swift (atendimento interno) e nas unidades de saúde Estoril, Jaguaré, Jardim Americano, Nova Esperança, São Francisco, Caic/Cristo Rei, Cidade Jardim, Engenheiro Schimitt, Talhado, Vila Toninho, Vila Mayor e Vetorazzo. As doses também estão disponíveis no Projeto Viva Eldorado, Centro Esportivo Maria Lúcia, Shopping Cidade Norte, Defesa Civil e Salão da Igreja Paroquial Nossa Senhora do Brasil.

Dose adicional – Idosos de 85 anos

A dose adicional, destinada a idosos de 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses, está disponível na Swift, apenas por sistema drive-thru, das 8h às 16h, e em todas as outras unidades de saúde e equipamentos públicos de Rio Preto, das 8h às 14h.

Para ser vacinado, o idoso deve ter 85 anos completos ou mais e ter recebido a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. É necessário apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência de Rio Preto e comprovante de vacinação.

Primeira dose – Cadastro

A vacinação de primeira dose para a população de 18 anos ou mais continua suspensa. O município aguarda a chegada de nova remessa para retomar a vacinação dos adultos que não conseguiram se vacinar.

Enquanto a nova remessa de dose destinada a esse público não chegar ao município, as equipes de vacinação vão convocar os cadastrados para receberem as vacinas remanescentes provenientes da segunda dose.
Cadastro (12 anos ou mais) para primeira dose

Para receber a dose, é necessário ser morador de Rio Preto e preencher os campos obrigatórios do cadastro, com informações como nome, CPF, endereço e telefone de contato.

Os munícipes serão convocados conforme a disponibilidade de doses remanescentes, ou seja, doses de frascos abertos que precisam ser utilizadas no mesmo dia. O cadastro também passa a ser disponibilizado para adolescentes de 12 anos ou mais para doses remanescentes da vacina Pfizer.

O interessado deve informar nome, CPF, data de nascimento, telefone, endereço, data da segunda dose e a limitação da mobilidade.
Aqueles que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelos telefones 0800 770 5870 e 0800 771 7123 se cadastrar.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!