Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Escritora e influencer digital
Foto por: Denise Tremura | Arquivo pessoal
Escritora e influencer digital

Vida Tranquila?

Por: Denise Tremura
13/08/2021 às 10:18
Opinião

Eu moro na Região Norte de São José do Rio Preto, periferia, ao lado da zona do meretrício e apesar da fama de ser um bairro meio barra pesada, a vida aqui é relativamente tranquila.


Vez por outra vemos algum moleque vendendo drogas na rua, mas eles não mexem com os moradores e tampouco a gente interfere na vida deles. Tem uma senhorinha, avó de família, que passa vendendo queijo caseiro toda semana e eu sempre compro pra ajudar. Dia desses ela comentou como a chegada do tráfico foi bom para a comunidade local: acabaram os pequenos furtos.

"Antes a gente não podia ter uma cadeira na varanda, uma planta mais bonita, até roupa no varal eles pulavam o portão pra levar. Depois que começaram a vender droga, pararam de invadir a casa da gente pra roubar as coisas. Agora eles têm como se manter, não precisam roubar” conta

"Então a senhora não é contra o tráfico aqui no bairro?” pergunto, perplexa, para a avozinha do queijo "Claro que não! Eles ficam lá, vendendo as coisas deles, não mexem com ninguém, compra quem quer. Por que ser contra?”

Para além de estarem "ocupados” com o comércio ilegal, eles cuidam também para que os pequenos furtos não ocorram, pois isso atrai a polícia pro bairro e a autoridade pode atrapalhar os negócios.
Para o tráfico, diferente de assalto, estupro ou homicídio, a vítima é voluntária e se dirige até o local do crime. Passa de carro, deixa seu dinheiro, leva seu produto, o traficante se mantém ocupado e os moradores em paz.
Diante da realidade, do que a gente vê acontecer nos bairros, fica um questionamento: não seria a legalização o melhor caminho para acabar com a violência? Porque, na prática, a venda de ilícitos trouxe a paz para a comunidade.
Deixo o convite à reflexão.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!