Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Além do frio, faixa etária de vacinação da Covid colabora com baixa captação do Hemocentro

Por: Da Redação
02/08/2021 às 10:46
Cidades

São sete dias que a população vacinada deve esperar até fazer a doação. Faixa etária atual de imunização é o principal público do hemocentro, explica a coordenadora de captação


É comum que a captação do Hemocentro de Rio Preto caia significantemente com a chegada do clima mais frio. Doadores deixam de fazer doação de sangue, seja por motivo de doenças respiratórias, mais comuns nessas durante essa época fria e seca, que os impedem de doar, ou seja apenas pela necessidade de ficar mais recolhido em casa.

Em entrevista ao DLNews, a coordenadora de captação do Hemocentro de Rio Preto, Bárbara Cabrera, explicou que, especificamente este ano, tem outro fator interferindo na doação. "A faixa etária que está sendo vacinada é a maioria dos nossos doadores... são só sete dias que precisam esperar para poder doar, mas pensando num público grande dá uma boa diferença para nós", explicou.

Atualmente, o estoque do Hemocentro está em alerta, que é quando se espera de sete a 10 dias de consumos. Mas, para sustentar assim, é preciso que a doações sejam contínuas. Após o alerta, caso o nível de doações caia ainda mais, o estoque entra em nível crítico, quando tem durabilidade de três a quatro dias de suprimento.

A busca por doadores não para. "A gente precisa de doador todos os dias... o necessário é que 100 pessoas venham doar diariamente para que a gente tenha o estoque controlado, com porcentagem perfeita para suprir toda nossa demanda e não ter sufoco", falou Cabrera.

Ao todo, em Rio Preto e região, são 39 instituições de saúde que dependem do sangue captado pelo Hemocentro. Os tipos sanguíneos mais críticos atualmente são O+, O- e A-, sendo que chegam a estar 40% abaixo do ideal esperado. 

Faça sua parte

Quem pode doar sangue
• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias.
• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.
• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarréia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca.
• Homens e mulheres que tenham mais de 50 kg.
• Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação.
• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.
• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação.
• Que tenha feito exame de endoscopia há mais de 6 meses.

O Hemocentro de Rio Preto funciona de segunda-feira à domingo, incluindo feriados, das 07h às 13h. 

Telefones para contato
17 3201-5078
17 3201-5151







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!