Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Paulo Pauléra, autor da proposta
Foto por: Divulgação/Câmara
Paulo Pauléra, autor da proposta

Câmara aprova projeto que põe no fim da fila quem recusar vacina em razão da marca; Edinho vai sancionar

Por: Da Redação
27/07/2021 às 17:48
Política

Emenda que estende a regra para quem for flagrado em festas clandestinas também foi aprovada. A proposta foi aprovada na legalidade e no mérito e será sancionada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB)


Os vereadores de Rio Preto aprovaram projeto de lei do vereador Paulo Pauléra (PP) que manda para o fim da fila pessoas que se recusam a tomar vacina contra a Covid-19 em razão da marca do imunizante, os chamados "sommelieres de vacina." Emenda do vereador Renato Pupo (PSDB), que estende a regra para quem for flagrado em festas clandestinas, também foi aprovado.

A proposta foi aprovada na legalidade e no mérito e segue para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo. E ele anunciou nesta quarta-feira (28/7) que vai sancionar a lei.  A decisão foi tomada após reunião com representantes do comitê de enfrentamento do Coronavírus. A lei tem a finalidade de impedir que as pessoas escolham o fabricante da vacina no momento da imunização.

"Não é possível, razoável e muita falta de sensibilidade que as pessoas ainda não tenham na cabeça que essa doença mata e o único remédio é a vacina no braço. Qualquer vacina. Todas são aprovadas pela Anvisa", disse o vereador Paulo Paulera.

Pupo também se manifestou sobre a proposta e sua emenda. "Muitos querem a vacina e são preteridos por negacionistas que participam de festa com 1 mil, 2 mil pessoas e depois ainda levam doença para as famílias. Não estamos condenando ninguém à morte, e sim dando preferência para quem se cuida. Quem olha vacina como prioridade, terá prioridade", disse o tucano.

O projeto em Rio Preto foi aprovado no mesmo dia que entrou em vigor na capital, São Paulo, onde foi sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Nos últimos dias, mais de 100 moradores assinaram o chamado "termo de recusa" da vacina em Rio Preto porque não quiseram o imunizante programado quando chegou a vez deles. Terão de esperar a imunização de todos, de acordo com o cronograma, para depois serem atendidos, e ainda assim com a vacina que estiver disponível.

Momento "apagão"

Rio Preto vem aplicando as vacinas Coronavac e Astrazeneca, além da Pfizer e Janssen. A maior disponibilidade tem ocorrido com a Coronavac e a Astrazeneca.

No entanto, sem vacina suficiente para seguir programação inicial e manter ritmo de aceleração propagandeado pelo governo do Estado, a Prefeitura de Rio Preto informou que nesta semana a Campanha de Vacinação contra a Covid continua apenas para aplicação de segunda dose das vacinas Coronavac e AstraZeneca.

As doses estão sendo aplicadas somente nas unidades de saúde, com horário estendido: das 8h às 16h.

O município ainda aguarda a chegada de nova remessa para continuar a aplicação de primeira dose no público de 30 anos ou mais e iniciar nova faixa etária - pessoas com idades entre 25 e 29 anos, inicialmente com imunização prevista para o período de 5 a 12 de agosto.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!