Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O robô cirúrgico é manipulado por um cirurgião, por meio de uma espécie de joystick semelhante ao de um videogame
Foto por: Divulgação
O robô cirúrgico é manipulado por um cirurgião, por meio de uma espécie de joystick semelhante ao de um videogame

Hospital realiza a primeira cirurgia robótica da região de Rio Preto

Por: Da Redação
17/10/2019 às 08:42
Saúde

O hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto realizou, ontem (16/10), a primeira cirurgia robótica da região de Rio Preto. O procedimento foi uma prostatectomia, em um homem de 78 anos, diagnosticado com câncer de próstata.


A cirurgia começou às 19h30 e terminou 22h40. O paciente passa bem. 

O equipamento, no caso deste paciente, maximiza as taxas de cura, reduz o sangramento e minimiza consideravelmente as sequelas como incontinência urinária e impotência sexual. Além de proporcionar a recuperação das funções vitais 40% mais rápido.

O procedimento, popularmente conhecido como cirurgia robótica de próstata, contou com uma equipe multiprofissional de nove pessoas, formada pelos médicos Mario Flamini Júnior, coordenador do programa de cirurgia robótica; os urologistas Eliney Ferreira Faria, Geovane Furtado e o segundo auxiliar Ronaldo Carvalho; os anestesistas Roseli de Almeida Campos Preto e Jerônimo Delarco; e a equipe de enfermagem Gisele Pedroso Oliveira, Cláudia da Silva Bianco Gastaldi e Daniela Fernanda Sposito.

Com investimento de R$ 10 milhões, o sistema robótico adquirido pelo hospital tem o foco em ginecologia, gastroenterologia, urologia e procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço e transoral.

Entre as vantagens da robótica destacam-se a atuação mais precisa e segura do cirurgião, com  total segurança no manuseio dos instrumentais,  melhor desempenho do movimento durante os procedimentos, chegando a até 360° de rotação, permitindo ao cirurgião alcançar estruturas que nenhuma outra modalidade cirúrgica oferece e, para o paciente, oferece menor risco de infecção, reduz perda de sangue e  o tempo de cirurgia, o que proporciona uma recuperação mais rápida e menor tempo de hospitalização.

Equipes médicas passaram por treinamentos para se familiarizarem com todos os equipamentos e procedimentos de manuseio que envolvem a cirurgia robótica. Para realizar os treinamentos, a Beneficência Portuguesa adquiriu também um simulador com um software que reproduz com grande perfeição e realismo situações observadas em procedimentos cirúrgicos robóticos, o que possibilitará o aprimoramento técnico pelos médicos que utilizarão o robô cirúrgico. 

Como funciona o robô
O robô cirúrgico é manipulado por um cirurgião, por meio de uma espécie de joystick semelhante ao de um videogame, onde controla os braços do equipamento. O sistema reproduz os movimentos do médico para os instrumentos robóticos (pinças) que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis de se reproduzir pelo punho humano. 

As incisões são semelhantes às de vídeo cirurgia tradicional. Com alta definição e tecnologia 3D as imagens ganham amplitude e atingem 10 vezes o tamanho na visualização, oferecendo maior profundidade, alto contraste das cores, além de inibir os tremores humanos.

Outro cirurgião fica ao lado do paciente para dar todo apoio necessário à equipe. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!