Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tempo seco: nível desértico
Foto por: Pixabay/ilustração
Tempo seco: nível desértico

Defesa Civil alerta para clima em nível de deserto no fim de semana

Por: Da Redação
22/07/2021 às 18:06
Cidades

O noroeste paulista já chegou aos 9% de umidade relativa do ar nesta semana e deve ficar na casa dos 12%, segundo o boletim. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%


A Defesa Civil do Estado informa que até domingo (25) o tempo permanecerá seco em todo o Estado, provocando queda da Umidade Relativa do Ar, com destaque para as regiões como a de Rio Preto. O noroeste paulista já chegou aos 9% de umidade relativa do ar nesta semana e deve ficar na casa dos 12%, segundo o boletim.

Nesse nível, o clima seco se assemelha ao que ocorre rotineiramente em regiões desérticas, como o Saara, onde cidades registram entre 14% e 20%.  Dessa forma, ressalta-se a importância de beber água constantemente, evitar exercícios ao ar livre no período vespertino e não atear fogo em vegetação, pois além do risco de provocar incêndio florestal, é crime ambiental.

De uma forma simples, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) explica que a umidade relativa do ar é o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. Os níveis de umidade são mais baixos principalmente no fim do inverno, início da primavera e durante a tarde.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

O Ministério da Saúde explica que a baixa umidade do ar afeta diretamente nossa hidratação e dificulta todo o funcionamento do nosso organismo, uma vez que a água é fundamental para "todas as células do organismo, regula nossa temperatura e funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, transporta nutrientes e lubrifica as mucosas”.

É importante prestar atenção e se cuidar. Mas caso o nariz esteja muito entupido, com muita secreção, exista diminuição do olfato ou paladar, dor na testa ou nas maçãs da face, ou ainda falta de ar por cerca de sete dias, é hora de procurar um médico para compreensão e controle do quadro, aconselham os especialistas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!