Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Prefeito se reuniu com moradores da favela da Vila Itália
Foto por: Divulgação
Prefeito se reuniu com moradores da favela da Vila Itália

Na favela, prefeito fala em projeto coletivo de reurbanização

Por: Da Redação
21/07/2021 às 08:23
Cidades

Edinho Araújo esteve na favela da Vila Itália, em Rio Preto, com o fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, e Amanda Oliveira, CEO do Instituto As Valquírias


No final da tarde desta terça-feira, dia 20, o prefeito Edinho Araújo, acompanhado do secretário da Habitação, Manoel de Jesus Gonçalves, esteve na Comunidade da Vila Itália, a convite do fundador e CEO da Gerando Falcões Edu Lyra e da CEO do Instituto As Valquírias, Amanda Oliveira. 

Edinho Araújo afirmou durante a visita que para a solução do problema, que vai além do habitacional e passa pelo ambiente de cidadania e reurbanização, o Poder Público está agindo em todas as direções a fim de realizar tratativas com a desapropriação para trazer infraestrutura.

"Estamos aqui porque existe um sentimento único que nos une, o sentimento de avançarmos e construirmos um projeto coletivo. Ninguém faz nada sozinho e é com esse espírito que estamos aqui. Poder Público, Gerando Falcões e Instituto As Valquírias juntos em busca de uma solução que significa esperança, futuro e oportunidade para todos que aqui vivem”, disse o prefeito durante conversa com os moradores da comunidade, destacando o importante apoio do Governo do Estado na reorganização do local.

Edu Lyra falou sobre a participação das instituições e dos governos municipal e estadual para firmar o elo para um plano de regularização e urbanização da comunidade da Vila Itália.

"Queremos transformar a pobreza da favela em peça de museu. Escolher a primeira é sempre uma escolha muito difícil, temos muitos componentes pra fazer dar certo. Precisávamos encontrar um local com uma liderança e encontramos a Amanda Oliveira, com o Instituto As Valquírias. Fomos apresentados ao Benvindo, representante dos moradores, e posteriormente conhecemos o prefeito Edinho Araújo, que nos recebeu e abraçou o projeto. Estamos hoje construindo o que chamamos de um grande acordo social pra fazer esse projeto acontecer, enfrentando a pobreza. Quero contar com a ajuda do prefeito de Rio Preto para abrir diálogo com os demais representantes políticos, mostrar um projeto que será referência nacional de reurbanização”, explicou Edu Lyra.

O representante dos moradores, Benvindo Neri Pereira, falou das dificuldades e do sentimento atual dos ocupantes da comunidade após as conquistas.

"É preciso conhecer quem realmente somos e quais as nossas necessidades. Tenho ciência de que é um projeto a longo prazo, mas ficamos felizes com o início dos trabalhos. Estamos dispostos a contribuir. A ocupação existe há sete anos e hoje estamos em êxtase e ansiosos pelo que está acontecendo e tudo o que ainda virá. Seremos protagonistas de um projeto audacioso e que será modelo para os demais. Um mérito para essa população que lutou tantos anos por reconhecimento e dignidade”.

Um estudo foi realizado para entender qual seria a melhor maneira de reassentar as 240 famílias que vivem na área. Basicamente, são três possibilidades iniciais: transferir as pessoas para diferentes lugares, fazer a transferência de todos para um único local maior ou então regularizar e reurbanizar a própria área.

As tratativas para promover o estudo tiveram início em agosto de 2020. Em setembro, foi assinado o acordo de cooperação entre a Prefeitura de Rio Preto e os institutos Tellus e Gerando Falcões, ligado ao instituto As Valquírias. O levantamento considera aspectos sociais e as relações entre as pessoas da comunidade. 

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura buscou parceria no governo do Estado e na iniciativa privada. O município planeja investir cerca de R$ 7 milhões nas obras de infraestrutura, como redes de água, esgoto e energia e na pavimentação de ruas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!