Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, concedeu coletiva na manhã desta quarta-feira
Foto por: Thais Covre
Superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, concedeu coletiva na manhã desta quarta-feira

Racionamento de água em Rio Preto vai atingir 184 bairros e 200 mil moradores

Por: Thais Covre e Bruna Yamasaki
16/10/2019 às 11:17
Cidades

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae) anunciou que a partir desta quinta-feira (17) o fornecimento de água será suspenso parcialmente em 50 bairros de Rio Preto. O corte no abastecimento segue até o fim do período de estiagem e atinge 200 mil rio-pretenses.


Os detalhes do racionamento foram anunciados pela manhã na sede do Semae nesta quarta (16).

Serão atingidos pela suspensão os sistemas de abastecimento de água que mantém os bairros Alto Alegre, Jardim Urano, Boa Vista, Vila Maceno, Vila Diniz, João Paulo II, Castelinho, Eldorado, Santo Antônio, São Judas Tadeu e Mançour Daud, além de toda a adjacência, que engloba, no total, 50 bairros que poderão ter o fornecimento suspenso entre 8h e 11h e entre 13h e 18h. Serão diretamente afetados aproximadamente 200 mil rio-pretenses.

A estiagem, aliada ao alto consumo, diminuiu a oferta de água superficial do rio Preto e colocou em risco todo o abastecimento e colapso dos equipamentos. Não há previsão para suspensão do racionamento.

De acordo com o superintendente do Semae, Nicanor Batista, o racionamento foi a única opção. "A situação ficou complexa em setembro, mas a chuva ajudou. Esperávamos que a natureza colaborasse no mês de outubro. Pelas previsões as chuvas vão demorar para voltar”, afirmou.

Ele explicou que, ao mesmo tempo que a seca compromete a disponibilidade do recurso, o sol intenso aumentou muito o consumo em todas as regiões da cidade. Em setembro, a população de Rio Preto consumiu 650 milhões de metros cúbicos de água a mais do que a média. O suficiente para garantir todo o abastecimento de uma cidade do tamanho de Mirassol, por exemplo.

De 2018 para 2019, os rio-pretenses aumentaram o consumo de água em 13%. A união da seca e o consumo excessivo de água é a razão do racionamento. "São duas situações. Por um lado, a seca severa que reduz a disponibilidade do recurso hídrico, da água superficial. Por outro lado, o calor intenso nesse início de primavera, aumentou muito o consumo em todas as regiões da cidade. As pessoas não entendem ainda a necessidade de usar a água de maneira racional”, disse Nicanor.

A gerente de operações do Semae, Jaqueline Reis, explicou que Rio Preto está em situação de volume morto.

"A estação trata 450 litros por segundo. Nos últimos meses fomos reduzindo a captação de acordo com a disponibilidade do rio Preto. Abaixamos para 400, depois para 350, para 300 e chegamos ao nosso limite. A Represa teve uma nova queda e o rio Preto não está recendendo água e está praticamente com o volume morto e a disponibilidade de água pelo rio Preto chegou a 250 litros por segundo”, explicou.

Na contramão, a população está consumindo aproximadamente 270 litros por dia. O preconizado pela ONU é 110. A média nacional no Brasil é 156, e em Rio Preto a estimativa é que o consumo fica entre 180 e 200 litros por habitante. Com esse cenário, levando em consideração que as outras fontes de água não são suficientes barra suprir o abastecimento das regiões que recebem água do rio Preto, a água será racionada.

"Nossos aquíferos, tanto o Guarani quanto o Bauru, não conseguem repor toda essa diferença, então, a partir de agora, para manter o mínimo de abastecimento, estamos entrando em um racionamento de água”, comentou.

Jaqueline ainda explica que não necessariamente vai faltar água em todos os locais e em todos os horários, se a população usar de uma forma mais consciente e econômica.  

"Nesses horários especificados o abastecimento será restringido. Isso para garantir o abastecimento mínimo, nós temos que reservar a água para os períodos de maior consumo. Então nós vamos reservando e observando o nível e comportamento nos reservatórios e se houver baixo consumo, ou seja, consumo consciente, talvez nem precisa fechar determinada distribuição”, disse Jaqueline.

Será feita uma ação por SMS para orientar a população sobre consumo consciente, uso racional e pedir a colaboração de todos. O rio-pretense usa, diariamente, 270 litros de água por dia, quando o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 110. No total, 450 milhões de litros foram usados a mais neste mês, segundo Jaqueline.

A última crise hídrica que o município passou foi em 2014 e 2015, a última vez que Rio Preto fechou as torneiras por impossibilidade de abastecimento.

"Efetivamente a gente esperava que a natureza colaborasse a partir de outubro. No final do mês de setembro a gente teve uma situação bem drástica, uma redução muito grande da disponibilidade da água do rio Preto aqui na Represa Municipal. Veio uma chuva e a situação normalizou temporariamente. Agora, com mais de 15 dias de estiagem no mês de outubro, que é o mês que retornam as chuvas de verão, mas elas não retornaram. Só a natureza vai dizer quando vamos rever o racionamento”, completou superintendente.

Confira a lista dos sistemas de abastecimento de água que serão afetados pelo racionamento e os bairros a serem atingidos.

Alto Alegre

América, Americano, Bela Vista, Bordon, Bosque da Felicidade, Caparroz, Flor do Bairro, Fuscaldo, Gasbarro, Giuliane, Ideal, Ipiranga, Jandira, Jd. Do Bosque, Jd. Do Bosque II, Jd. Do Lago, Jd. Municipal, Joaquim Nabuco, Mossoró, Nazareth, Novaes, Parque das Flores I, Parque Rio Reno, Primavera, Progresso, Regina Maura, Retalhamento Vania Marta, Rosely, Santa Isabel, São Paulo, Seyon, Sonia, Suzana, Urupês, Vila Elmaz, Vila Clementina, Vila Nossa, Senhora do Carmo, Jardim Vieira, Jd. Vitória 1, Jd. Vitória 2, Pq. das Flores II

Boa Vista

Aeroporto, Alvorada, Boa Esperança, Canaã, Conceição, Congonhas, Esplanada, Falavina, Herculano, Novo Aeroporto, N.S. Aparecida, N.S. Da Paz, Pq. Industrial, Roseana, Santos Dumont, Spínola Castro  - Lot., Jaime Spínola de Castro, João Gonçalves da Silva, Vila Diva, Vila Córdula, Vila Curti, Vila Itália, Vila Maria, Vila Moreira, Vila Tonelo, Vila Zilda

Urano

Cidade Nova, Bom Jardim, Brasilusa, Estrela, Nosso Senhor do Bonfim, Novo Mundo, Ouro Verde, Parque Estoril, Quinta das Paineiras, Redentor, Santa Catarina, Santa Maria, Santa Luzia, Santa Tereza, São Joaquim, Vila Cristina, Vila Dório, Vila Elvira, Sinibaldi, Walquiria

Vila Maceno

Anchieta, Angélica, Angélica II, Lisboa, Lot. São Luiz, Maceno, Moná, Parque da Represa, Paulista, Ret. Reinaldo Chiqueto, São Vicente, Seixas, Vila Dias, Vila Goyos, Vila Guararema, Vila São Luiz Gonzaga

Diniz

Europa, Fioreze, Bom Jesus, Roseiral, Vila Santo Antonio, Ercílial, Vila Aurora, Parque Celeste, Santa Cruz, Analice

João Paulo II

Mini Dist. João Paulo II, Garcia I, Garcia II, Jaguaré, João Paulo II-1- Minidistr. Ind.

Castelinho

Castelinho III, Pq. Residencial Castelinho

Eldorado

Alice, Ana Célia I, Ana Célia II, Anieli, Anna Angélica, Atlântica, Braga, Chácara Tranquilidade, Dom Lafayete, Elizeu Carlos Pinto (Ret.), Estraviz - Lot., Henriqueta, Ielar, Itapema, Itapema II, João da Silva, Laranjeiras, Laureano Tebar, Los Angeles, Macedo Telles II, Marajó, Marajó I, Miguelzinho, Mugnaini, N.S. Da Penha, Nonaka, Paraíso, Porto Seguro, Parque do Sol, Renata Tarraf, Rio Corais – Parque, Rio das Flores, Santa Angela, Santa Bárbara, Santa Ines, Santa Lúcia, São Jorge, Vila União, Vale do Sol, Vetorasso, Vila Mayor, Vila Romana

Santo Antônio

Parque das Perdizes, Rio Negro – Parque, Vista Alegre, Manoel Del Arco, Adail Vetorazzo (Mini Distrito), Zé Menino

São Judas Tadeu

Gomes, Soraia, Hipodromo, Zaira, Vitória Régia, Caparroz - Ret.

Mansour Daud








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!