Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Unidade Smartfit
Foto por: site Smartfit
Unidade Smartfit

SmartFit levanta R$ 2,3 bilhões em IPO

Por: FOLHAPRESS -
13/07/2021 às 09:30
Economia

A SmartFit levantou R$ 2,3 bilhões em seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), de acordo dados publicados na CVM (Com...


A SmartFit levantou R$ 2,3 bilhões em seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), de acordo dados publicados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na noite desta segunda-feira (12).

As ações da rede de academias e escolas de dança vão estrear na Bolsa de Valores brasileira a R$ 23 cada uma, dentro da faixa estimada preliminarmente entre R$ 20 e R$ 25 por papel. Elas passam a ser negociadas ao público geral a partir desta quarta-feira (14).

Segundo a companhia, os recursos da distribuição primária de 100 milhões de ações serão usados para expandir os negócios.

Itaú BBA, Morgan Stanley, Santander Brasil, BTG Pactual e ABC Brasil são os coordenadores da oferta.

A abertura de capital da empresa acontece no momento em que um dos seus donos, Edgard Corona, é investigado no inquérito das fake news do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele é conhecido por apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A família Corona é dona de 18,5% do grupo, controlado pelo fundo Pátria, que detém 51% do capital social.

A SmartFit enfrenta outro processo na Justiça. Sócios minoritários da ADV Esporte e Saúde, braço da SmartFit em Brasília, entraram com um pedido de tutela de urgência em um processo judicial em curso para garantirem uma fatia do IPO.

A abertura das primeiras academias SmartFit no Brasil aconteceu em 2009, adotando um modelo de mensalidade mais barata.

Desde o início das operações da rede SmartFit, o número total de academias do grupo passou de 55 em 2011, para 928 ao fim de março deste ano, uma taxa de crescimento anual média de 36%.

São 538 unidades no Brasil, 184 no México e 206 distribuídas entre Colômbia, Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, Argentina, Paraguai, El Salvador, Equador, Guatemala e República Dominicana.

Antes da pandemia de Covid-19 atingir a América Latina impondo restrições a academias, a rede chegou a 2,8 milhões de clientes ativos ao fim de março de 2020, comparados a 120 mil em 2011. Hoje, este número caiu para 2,4 milhões.

Também compõem o grupo as marcas Bio Ritmo, O2, Race Bootcamp, Tonus Gym, Vidya Body & Mind e Jab House.


Raio-X Smartfit - 1º tri.21

Receita operacional líquida: R$ 371,74 milhões

Número de academias do grupo: 928

Número de clientes ativos: 2,38 milhões

Principais concorrentes: Bluefit, Gympass



Publicado em Tue, 13 Jul 2021 09:01:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!