Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Obra "Fazenda", de José Antonio da Silva
Foto por: Reprodução
Obra "Fazenda", de José Antonio da Silva

Artistas da região participam do Salão Paulista de Arte Naïf, em SP

Por: Da Redação
06/07/2021 às 10:21
Cultura e Diversão

Três artistas de Rio Preto participam do Salão: Daniel Firmino, Jocelino Soares e Orlando Fuzinelli, e Jair Lemos, de Mirassol


O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo  exibe a primeira edição do Salão Paulista de Arte Naïf,  realizada pela Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura,  com aproximadamente 190 obras de artistas de 39 cidades  do Estado de São Paulo.

Entre os trabalhos podem ser vistas obras criadas em suportes diversos, tais como pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, entalhes, bordados, costuras e modelagens.  Três artistas de Rio Preto participam do Salão -- Daniel Firmino, Jocelino Soares e Orlando Fuzinelli, além de Jair Lemos, de Mirassol.

Arte naïf é um  um tipo de arte popular e espontânea, a palavra naïf é uma palavra francesa que tem como significado similar a  "ingênuo ou inocente" tem como  características a simplificação dos elementos e costuma exibir grande quantidade de cores, valorizando a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo, os artistas geralmente são autodidatas.


Tendo como proposta a fomentação e divulgação da arte naïf paulista, por meio de um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e dos artistas desta estética, a maioria autodidatas, o Salão Paulista de Arte Naïf  homenageia outro representante de Rio Preto, José Antonio da Silva, um dos ícones da história da arte naïf brasileira. 

Entre tantas, será apresentada uma de suas Vias Sacras, pertencente ao acervo do MAS/SP, produzida em 1967 e composta por 15 pinturas. Como homenagem póstuma, exibe também obras de artistas como Agostinho, Aparecida Azêdo, Cássio M’Boy, Djanira da Motta e Silva, Iracema Arditi, Maria Auxiliadora, Ranchinho, Raquel Trindade e Thiê.
 
Esta primeira edição estabelece um diálogo conceitual e material com as obras do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, apresentando - além da Via Sacra do Silva - 28 esculturas em Nó de Pinho do Vale do Paraíba (séc. XIX), esculpidas, pelos africanos e descendentes e 10 "Paulistinhas", de Dito Pituba (séc. XIX), que pavimentam o surgimento de uma arte naïf paulista.
  
A Comissão Artística responsável pela seleção dos artistas foi formada por Beatriz Augusta Corrêa da Cruz - museóloga do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Oscar D’Ambrosio - crítico de arte e Romildo Sant’Anna - professor de História da Arte.
 
O Salão Paulista de Arte Naïf contempla várias perspectivas e etapas.  São duas exposições: Museu de Arte Sacra de São Paulo  e  Museu Municipal "Dr. João Baptista Gomes Ferraz", em Socorro/SP.   Será lançado também um curta-metragem e um livro catálogo (500 exemplares), com versão digital no site www.spartenaif.com.br .
 
"O Salão tem como objetivo gerar reflexões em torno das obras e colaborar para a formação de público para as artes visuais, e vem compor a narrativa visual da criatividade da arte naïf paulista, que é tão múltipla quanto o número de artistas nascidos ou residentes no Estado de São Paulo", afirma a curadora Marinilda Boulay.
 
"Fazer arte em um país de dimensões continentais, com déficit educacional também enorme, não é tarefa fácil em tempos normais e, torna-se mais árdua, tendo em vista os diversos percalços gerados pela crise sanitária que o mundo vive. Por isso, esta edição força caminho por entre essas dificuldades como outras louváveis manifestações virtuais de vários segmentos artísticos, reforçando que a arte humaniza, consola e entrega mensagens", completa o curador Paco de Assis.

O Salão Paulista de Arte Naïf  já está aberta e vai até o dia 29 de agosto de 2021. Mais informações pelo telefone 11 3326-5393 

Conheça a versão digital do Salão Paulista de Arte Naïf  pelo site www.spartenaif.com.br .







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!