Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Batman vs Superman
Foto por: Divulgação
Batman vs Superman

CRÍTICA : Por que bons roteiros nem sempre dão bons filmes?

Por: Miguel Flauzino
13/06/2021 às 10:14
Cultura e Diversão

Antes de qualquer resposta, é preciso entender o papel do roteirista e do roteiro.


             É cotidiano escutarmos comentários de que certa história de certo filme é fraca ou vazia. Mas é importante compreendermos que determinados fracassos não dependem só deste elemento, mas muito além disso.

            Boas memórias estão sempre nos rodeando. Todos temos algo divertido, engraçado ou até mesmo tenebroso para contar aos amigos, o que vai diferenciar isso é a forma como você vai contá-la. É aí que entra uma diferença gritante entre a história e a narrativa. Enquanto a história é o próprio roteiro "na carne”, a narrativa já se localiza ao lado de como contá-la. E este feito está, exclusivamente, na mão do diretor, porque é ele quem vai narrar aquela mensagem para nós – pelo menos diretamente.

            Um breve exemplo. Vamos supor que minha irmã não tirava um 10 em matemática faziam 2 anos, mas então depois de muita luta ela finalmente conseguiu sua desejada nota. Através deste simples fato, eu, diretor deste filme, posso me aprofundar no esforço dela, dificuldades, conflitos familiares, problemas psicológicos e com todo esse peso, quando ela conseguir a nota, o espectador entenderá que sua felicidade não é por algo tão simples. Isto por dois fatos: desenvolvimento e forma.

            Todavia, você pode estar me perguntando se essas informações não estariam no roteiro. Se for um bom roteirista, sim, mas do que adianta todas essas informações se o modo for fraco ou ineficaz?

            Para facilitar ainda mais sua visão, tenho outros exemplos. ‘Tudo Bem no Natal que Vem’, estrelado por Leandro Hassum – tem na Netflix. Acontece que esta produção dispõe de um roteiro até que interessante e divertido (afinal, Hassum está no elenco). Contudo, há inúmeros momentos onde a forma em que o diretor opta por nos mostrar determinadas cenas arrancam o espectador do universo do filme. Ou seja, o roteiro estava lá, bonitinho e pronto, mas a partir de escolhas estilísticas do diretor somos menos impactados do que deveríamos.

            Também, o bipolar ‘Batman vs Superman’ possui uma história extremamente intrigante, mas muito complexa de ser explicada em apenas 2h30. Além disso, havia Zack Snyder na direção, um diretor que ama exaltar seus personagens e colocar câmera lenta em quase tudo que vê; soa até mesmo poético. Com um roteiro complexo e um diretor também complexo, o resultado não agradou muito ao público. Principalmente por estarem acostumados a fórmula infantil da Marvel. Mas isso é assunto para outro texto.

            Então, havendo explicado e detalhado todos estes exemplos, nota-se que uma produção nada mais é do que a junção de várias linguagens cinematográficas, desde a fotografia até os cenários e figurinos. Não basta somente ter um bom roteiro em mãos, mas sim executá-lo e contá-lo de forma inteligente e cativante. O roteiro é apenas um elemento linguístico, não O elemento.

‘Tudo Bem no Natal que Vem’
Foto por: Divulgação - Netflix Brasil
‘Tudo Bem no Natal que Vem’






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!