Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Foto por: Colaboração/internauta
Pedras à vista: trecho do rio Grande, em Icém, na divisa entre São Paulo e Minas

Seca derruba nível de reservatório da usina de Marimbondo a apenas 7% da capacidade

Por: Da Redação
14/05/2021 às 16:19
Cidades

Na usina de Água Vermelha, na região de Iturama-MG e próxima a Ouroeste-SP, a situação não é muito diferente. O nível do reservatório está em 8,78% de sua capacidade


Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS revelam que, nesta sexta, 14, o nível da usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém, na fronteira entre São Paulo e Minas, chegou a apenas 7,10% da capacidade de armazenamento de água. O cenário é resultado da seca que atinge o noroeste do Estado desde o início de abril.

Na região da ponte que liga Icém a Fronteira-MG, é possível observar como o nível da água do rio Grande está baixo. Pescadores, moradores das imediações e os poucos turistas que nesta pandemia ainda têm circulado pela região conseguem até caminhar por pedras que em tempos normais ficam totalmente submersas.

Na usina de Água Vermelha, na região de Iturama-MG e próxima a Ouroeste-SP, a situação não é muito diferente. O nível do reservatório está em 8,78% de sua capacidade.

Apesar da situação preocupante, esse nível não ameaça o fornecimento de energia porque os sistemas são interligados em todo o País. Segundo o NOS, "a interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias.”

A integração dos recursos de geração e transmissão, diz o ONS, permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade. "A capacidade instalada de geração do SIN, o sistema Interligado Nacional, é composta, principalmente, por usinas hidrelétricas distribuídas em dezesseis bacias hidrográficas nas diferentes regiões do país”, informa o órgão.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!