Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Índice é o maior nível para o período na série histórica criada em 2012.
Foto por: Divulgação
Índice é o maior nível para o período na série histórica criada em 2012.

Desemprego atinge 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo IBGE

Por: Folhapress
30/04/2021 às 12:32
Emprego

Em um ano de pandemia, houve redução de 7,8 milhões de postos de trabalho.


A taxa de desemprego atingiu 14,4% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com uma pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (30).

Esse é o maior nível para o período na série histórica criada em 2012 e representa 14,4 milhões de brasileiros que estavam em busca de emprego.

No trimestre encerrado em janeiro, o desemprego estava em 14,2%. No trimestre imediatamente anterior (setembro-novembro), estava em 14,1%. Um ano atrás, era de 11,6%.

O recorde da série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), para todos os trimestres do ano, são os 14,6% registrados no período de julho a setembro de 2020.

Em relação ao trimestre encerrado em novembro são 400 mil desempregados a mais. Em um ano, são 2,1 milhões de pessoas a mais procurando emprego.

Nesta semana, também foram divulgados os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostra a diferença entre contratações e desligamentos no emprego formal. Em março, foram elevados 184.140 vagas com carteira assinada no país . Apesar do resultado positivo, apresentação um desaquecimento do mercado de trabalho.

No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a pesquisa do IBGE , em uma repetição do que já havia feito há dois anos, questionando a aplicação internacional por diversos institutos mundiais de pesquisa.

Uma PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), apurada pelo IBGE, divulgou o número de pessoas desocupadas no país. São classificadas nessa categoria como que não têm emprego mas estão em busca de uma ocupação. Aquelas que não possui emprego, mas deseja de buscar por uma vaga por falta de perspectiva, fenômeno chamado de desalento por economistas, não são contabilizadas.

A metodologia segue as recomendações dos organismos internacionais. A prática garante, entre outras coisas, que analistas e pesquisadores comparem o comportamento do mercado de trabalho no Brasil com os outros países e que o país tenha suas estatísticas nos relatórios internacionais.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!