Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Hipermercados e supermercados voltam a atender nesta segunda-feira (29)
Foto por: Heitor Mazzoco
Hipermercados e supermercados voltam a atender nesta segunda-feira (29)

Saiba como ficam as regras da terceira fase do lockdown a partir desta segunda (29)

Por: Melissa Cerozzi
29/03/2021 às 14:25
Cidades

Supermercados, bancos e lotéricas reabrem para atendimento ao público, mas devem seguir restrições para funcionamento. Postos de combustíveis também têm alteração no funcionamento.


Após 11 dias fechados, os supermercados e hipermercados voltaram a abrir as portas para atendimento ao público nesta segunda (29). A decisão do prefeito Edinho Araújo (MDB) de flexibilizar o lockdown veio na última sexta-feira (26), após forte pressão principalmente do setor de mercadista que suspendeu serviços de entregas (delivery) alegando não ter estrutura para atender toda a demanda.

Com as novas regras, a partir desta segunda-feira (29) até o dia 31 de março – próxima quarta-feira, além dos supermercados e hipermercados, bancos e casas lotéricas ficam autorizados para o atendimento ao público desde que se cumpra algumas regras. As mudanças também englobam o atendimento em postos de combustíveis. 

Já no caso de mercearias, açougues e estabelecimentos do gênero, padarias, laticínios e hortifrútis, estes devem manter atendimentos nos sistemas drive-thru, delivery e take away até quarta-feira, 31 de março, prazo final do Decreto Municipal 18.861/21 que estabelece o lockdown em Rio Preto.

Supermercados e hipermercados
Os estabelecimentos passam a atender das 6h às 23 horas em esquema presencial. O sistema de entrega de delivery também continua valendo para esses estabelecimentos. Mas a principal mudança é que não será permitida nesses locais entrada de clientes acompanhados, ou seja, só será permitida a entrada de uma pessoa por família. Outra exigência é que apenas itens considerados essenciais sejam comercializados nos supermercados, como comida, itens de higiene e limpeza, e ferramentas para reparos emergenciais. A medida visa agilizar as compras e evitar aglomeração nos corredores dos mercados. 

Segundo Miriam Wowk, gerente da Vigilância Sanitária de Rio Preto - órgão ligado à Secretara Municipal de Saúde, os supermercados e hipermercados deverão fazer o controle da entrada dos clientes na porta do estabelecimento. "Só será permitido um cliente por vez. As pessoas que não têm condições de deixar o filho em casa para ir ao supermercado ou àquelas pessoas que não podem ir às compras sozinhas, a recomendação é para que peça por delivery, já que esse atendimento continua sendo obrigatório”, disse Miriam.

Caso a medida seja descumprida e os agentes da Vigilância flagrarem mais de uma pessoa por família no estabelecimento, o consumidor e todos que estiverem em sua companhia poderão ser multados em R$ 1.259,00. 

O Mercado Municipal também poderá fazer atendimento presencial, mas a liberação vale apenas para os permissionários que vendam produtos essenciais. Ou seja, tabacarias, floriculturas e estabelecimentos do gênero permanecerão fechados. O Mercadão funcionará em dois horários: das 7 às 12h e das 13h às 18h.

Postos de combustíveis
A partir desta segunda (29) podem funcionar das 8h às 18horas e não é mais necessário a apresentação da declaração que comprove a necessidade do abastecimento do veículo. 

Bancos e casas lotéricas
Também abertos a partir desta segunda (29), os serviços bancários atenderão exclusivamente com horário agendado, limitando o atendimento de um cliente para cada atendente disponível. Os atendimentos liberados são para pagamentos de benefícios sem cartão, cadastramento e desbloqueio de senhas, entrega de cartões e assinatura de contratos.

No caso das casas lotéricas, os atendimentos não precisam ser agendados, porém também limita-se um cliente por atendente disponível no interior do estabelecimento.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!