Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Estado divulga plano SP nesta sexta
Foto por: Divulgação
Estado divulga plano SP nesta sexta

Com alta dos casos de Covid, governo Edinho se dá por feliz permanecer no laranja

Por: Da Redação
21/01/2021 às 21:02
Bastidores

Reclassificação do Plano SP será anunciada nesta sexta (22); já a região de Barretos, que inclui Olímpia, deverá sofrer mais restrições, com impacto em parques aquáticos


No lucro 1
Sabe quando você comemora o fim daquele jogo sofrido em que seu time não levou nada, mas conseguiu se safar do fantasma de um rebaixamento quase certo para a Série B? Pois  é com esse espírito que o governo Edinho Araújo (MDB) aguarda a reclassificação do Plano SP de flexibilização da economia nesta sexta (22). 

No lucro 2
Com 74,7% de ocupação de leitos de UTI, a região deverá permanecer na fase laranja. O veredito, se confirmado, frustra as expectativas de parte do empresariado representado pela Acirp, especialmente dos donos de bares e restaurantes. Os primeiros seguem fechados e os segundos estão funcionando com restrição grande nos horários e nas vendas de bebidas alcoólicas. 

Mais UTI 
A Acirp vem mantendo pressão forte para Rio Preto abrir mais leitos de UTI, de forma a impactar nas contas da região feitas pelo governo estadual, o que deve se concretizar na segunda-feira (25), com 20 novas vagas de suporte respiratório na unidade de saúde do Fraternidade. 

Fantasma 
Por outro lado, a escalada acelerada de novos casos, com mortes e internações, como já vinha sendo esperado, fez surgir o risco real de uma queda para a fase vermelha, em que só os serviços absolutamente essenciais ficam abertos. Isso acontece quando a região passa de 80% das ocupações dos leitos de UTI. Para a classificação no amarelo esse índice precisa ficar abaixo de 70%. 

Nada descartado 
Apesar desse número de UTIs cravar a fase laranja, a preocupação com um rebaixamento é pouco provável, mas não está totalmente descartada. Isso porque o governo do Estado rebaixou a região de Araçatuba na semana passada mesmo com folga de leitos de UTI (ocupação em torno de 50%). A alegação foi de que o número de novos casos e mortes forçou medidas mais duras. Nesta semana, o próprio secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, chegou a dizer que é difícil entender como as contas estão sendo feita.

Mais grave 1
Já a situação da vizinha Olímpia, que pertence à DRS de Barretos e está no amarelo, é bem preocupante. O crescimento de ocupação de leitos de UTI foi acelerado nesta semana, chegando a 78,3% nesta quinta (21). Seguidas as regras conhecidas até agora, a região volta para o laranja e fica muito perto do vermelho. 

Mais grave 2
Vale lembrar que Olímpia e Barretos investiram pesado no lobby para a reabertura de seus parques aquáticos, um dos pilares da economia dos dois municípios. Uma regressão de fase neste momento impacta diretamente no setor. A coluna apurou que nem a pressão pesada do deputado federal Geninho Zuliani (DEM) deverá evitar o pior desta vez. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!