Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Depois de Bolsonaro, Twitter marca publicação de Carla Zambelli sobre Covid-19 como enganosa

Por: FOLHAPRESS - CAMILA MATTOSO, MARIANA CARNEIRO E GUILHERME SETO
16/01/2021 às 20:00
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Twitter colocou um aviso em publicação da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) alertando para "informações engan...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Twitter colocou um aviso em publicação da deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) alertando para "informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19".
Ela compartilhou vídeo em que o jornalista Alexandre Garcia fala a respeito de estudo que teve como objeto o uso da cloroquina e de outros medicamento sem eficácia comprovada no chamado "tratamento precoce" para o coronavírus.
Zambelli ainda escreveu um texto que diz que "The American Journal of Medicine" "traz em sua primeira edição de 2021 um estudo que comprova a eficácia do tratamento precoce na evolução da Covid-19".
Nos últimos dias, o Twitter sinalizou publicação de mesmo teor do presidente Jair Bolsonaro, que também continha o vídeo com a participação de Alexandre Garcia.
Reportagem do UOL mostrou que a a revista em questão tem pouco prestígio e está na 928ª posição no ranking de revistas científicas feito pela Scimago. A "New England Journal of Medicine", 8ª colocada, foi uma das primeiras a publicar estudos sobre a ineficácia do tratamento com hidroxicloroquina para o coronavírus.
Instituições prestigiosas como a Organização Mundial de Saúde também publicaram estudos que apontaram a ineficácia da cloroquina.
A mesma reportagem acrescentou que o estudo em questão não é recente, mas de agosto de 2020.
O governo Bolsonaro e seus apoiadores começaram nova ofensiva em defesa dessas medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19 no momento em que Manaus atravessa colapso de seu sistema de saúde, com falta de leitos e de oxigênio.
O Painel revelou que o Ministério da Saúde tem pressionado a Prefeitura de Manaus a utilizar essas medicações em seus pacientes.
Neste sábado (16), a coluna mostrou que a pasta de Eduardo Pazuello financiou uma força-tarefa em Manaus, com médicos do Brasil todo, para visitarem as UBSs e reforçarem o uso desses remédios.

Publicado em Sat, 16 Jan 2021 19:50:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!