Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Edinho Araújo e Orlando Bolçone tomaram posse no gabinete
Foto por: Heitor Mazzoco
Edinho Araújo e Orlando Bolçone tomaram posse no gabinete

Edinho pede que rio-pretenses respeitem regras sanitárias; confira discurso de posse na íntegra

Por: Fabrício Carareto
01/01/2021 às 11:29
Política

Prefeito tomou posse para o seu quarto mandato na manhã desta sexta-feira (1º)


No seu discurso de posse, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), pediu que os rio-pretenses respeitem as regras sanitárias para evitar o alastramento da Covid do município.

Edinho, o vice Orlando Bolçone (DEM) e 17 vereadores tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1º). O prefeito e o vice participaram da sessão de forma virtual, direto do 8º andar da Prefeitura.

O prefeito destacou, no seu discurso, que essa é a 12ª vez que ele é empossado em um cargo público - já foi prefeito de Santa Fé do Sul, deputado estadual e deputado federal - e disse ser "um democrata convicto". 

Ele também afirmou que segue o que a ciência determina e foi solidário aos rio-pretenses que perderam a luta para Covid, bem como aos médicos, enfermeiros e aos trabalhadores da saúde. "Eles se encontram exaustos, lutando heroicamente para salvar vidas. Vocês são guerreiros, são exemplo. A vida vale mais", afirmou Edinho. 

O prefeito pediu ainda que as pessoas sigam as regras sanitárias impostas pela Covid, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações, assim como o uso de máscara e álcool gel.

Sobre as pessoas que perderam o trabalho durante a pandemia, o prefeito falou que montou um comitê técnico, presidido pelo vice Bolçone, que estuda medidas para a retomada econômica da cidade.

Edinho afirmou ainda que "fizemos história com 3 mandatos", e lembrou dos períodos em que foi prefeito entre 2001-2004, 2005-2008 e 2017-2020. Para o novo governo, ele afirmou que o objetivo é consolidar Rio Preto como metrópole regional influente e garantir a satisfação do rio-pretense com a qualidade dos serviços públicos, entre outros desafios. "Rio Preto merece muito mais. Feliz 2021, muito obrigado, de coração", finalizou o prefeito.

Leia abaixo o discurso na íntegra

MUITO BOM DIA, MINHA QUERIDA RIO PRETO! 
QUE O SENHOR, A SENHORA, A CRIANÇA, O JOVEM, QUE NOS VEEM NESTE MOMENTO, TENHAM UM ANO NOVO COM AS BÊNCÃOS DE DEUS...  

Quis o destino que neste dia 1º de janeiro de 2021, a minha posse no décimo-segundo mandato consecutivo se desse de forma virtual, sem proximidade, sem abraços, sem aglomerações, mas, nem por isso, com menos emoção e calor humano. 

Estamos remotos, cada um em seu canto, mas próximos de coração.
 
São doze mandatos conquistados pelo voto direto, pela vontade expressa dos eleitores de São José do Rio Preto e região, aos quais devo a carreira vitoriosa que construí na política. Sim, apesar de minha formação como professor e advogado, toda minha vida foi dedicada à política, desde muito cedo. 

Digo sempre que acredito na boa política,  na política que constrói pontes e supera barreiras, na política forjada na ética, na honestidade, na proteção das pessoas mais vulneráveis. 

Na busca incansável pela melhoria das condições de vida do coletivo dos cidadãos, enfim, na defesa intransigente do interesse público.

Acabamos de sair de uma batalha eleitoral, na qual a vontade do eleitor rio-pretense foi soberana. 

Em 15 de novembro, fui reeleito com 54,8 por cento dos votos válidos dos rio-pretenses em primeiro turno, tendo o professor Orlando Bolçone como vice, e voltei pra casa com a mesma humildade do dia em que conquistei minha primeira vitória nas urnas, com apenas 277 anos, em 1976, portanto há 44 anos, eleito prefeito da minha cidade natal, Santa Fé do Sul – realizando um sonho de infância.

Mas não há honra maior do que conquistar agora em 2020 o quarto mandato de prefeito em Rio Preto, a cidade do coração, onde nasceu minha mãe, dona Bela, hoje com 94 anos. É o lugar que escolhi com a Maria Elza para educar nossos filhos e acompanhar o crescimento dos meus netos.  

Fica a minha gratidão aos rio-pretenses por tudo o que conquistei na vida pública. Meu carinho também para os que, livremente, não me escolheram nas urnas. Esta é a mágica da democracia, um regime político insubstituível, em que os cidadãos de diferentes classes sociais, ideológicas, crenças, exercem direitos iguais na escolha de seus representantes. Uma pessoa, um voto.  

Por isso, sou um democrata convicto. 

Neste momento, em respeito à recomendação da ciência, ante os riscos de uma pandemia sem precedentes na história da humanidade, estamos nos comunicando à distância, o "novo normal”. 

Minha solidariedade aos familiares dos rio-pretenses que perderam a luta para a Covid-19.  E o meu agradecimento aos profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, pessoal de apoio de várias áreas - que abdicaram da vida familiar e que hoje se encontram exaustos, mas muito ativos, cumprindo longas jornadas nas enfermarias e UTIs, lutando heroicamente para salvar vidas. 

Vocês são guerreiros, são exemplos!

Em respeito a estes trabalhadores da saúde, e às pessoas que perderam entes queridos, peço, por favor... Respeitem as regras sanitárias, não ignorem os riscos, evitem aglomerações. A vida vale mais. 

Um recado às pessoas que perderam seu trabalho no longo período em que o isolamento social foi necessário. 

Reunimos técnicos do poder público, da iniciativa privada e estudiosos num comitê que já está trabalhando pela recuperação econômica pós-pandemia. 

Nossa cidade tem uma característica que a diferencia de outras metrópoles do nosso porte: temos uma economia diversificada,  saúde privada e pública de excelência, somos polo comercial, turístico e educacional de referência. Enfim, reunimos todas as condições para sairmos da crise em menor tempo. 

Eu e o professor Orlando Bolçone, meu vice, temos em nossa história política a marca do diálogo e da transparência. Participamos juntos de conquistas decisivas para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e região, e estamos conscientes dos novos desafios que teremos a enfrentar. 

Tenho confiança de que a nossa experiência administrativa e o bom trânsito que temos em São Paulo e Brasília poderão ser determinantes nestes tempos tão difíceis. 

O professor Bolçone será meu secretário de Planejamento, incentivador do Parque Tecnológico e do debate sobre a futura região metropolitana, buscando criar melhores condições de geração de empregos e renda para os rio-pretenses de todas as idades. 

Também determinei aos futuros secretários que pensem projetos estratégicos para os próximos 10 anos. Queremos planejar Rio Preto a médio e longo prazos, estabelecer metas, apostar na inovação e na integração das secretarias para fazer a diferença.

A nossa missão será, sempre, buscar a excelência de gestão. Para isso, montamos uma equipe de primeiro escalão baseada em critérios técnicos e vamos cobrar muito trabalho de todas as pastas, eficiência administrativa e bons resultados, pois esta é a expectativa que os rio-pretenses manifestaram nas urnas.  

Fizemos história em três mandatos muito produtivos à frente do Executivo. 

No primeiro mandato de prefeito, de 2001 a 2004, nossa marca foi a recuperação de ruas e avenidas degradadas, fim da falta crônica de água, e saneamento das contas públicas. No segundo mandato, de 2005 a 2008, saímos de apenas 3% de esgoto tratado para mais de 95%, com a construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e de estações elevatórias e interceptores  em todas as regiões da cidade.

Neste mandato que se encerra as marcas são várias: cuidamos das pessoas com bons projetos sociais, esportivos, culturais, assistenciais e de saúde... Cuidamos da cidade, com uma zeladoria de excelência, que tornou Rio Preto referência em cuidados com as áreas públicas e, consequentemente, com uma ótima qualidade de vida para os cidadãos. 

Revolucionamos a mobilidade urbana, com a conquista de verbas para a duplicação da BR-153, aliada aos investimentos próprios no anel viário de 35 quilômetros, a abertura de novas ruas e avenidas marginais, novos viadutos de acesso à região Norte e construção de ciclovias por toda cidade, melhorando o ir e vir das pessoas. 
Cuidamos com carinho das pessoas de todas as idades. Distribuímos mais de 700 mil kits de alimentação para estudantes em isolamento e famílias necessitadas.

Fizemos uma administração reconhecida além de nossas fronteiras e amplamente premiada. 
Rio Preto foi eleita três vezes seguidas – em 2018, 2019 e 2020 – a cidade paulista que melhor cuida do meio ambiente.  Reconhecida como uma das melhores cidades do Brasil para se viver e trabalhar. 

Eleita a terceira melhor gestão municipal do Brasil pelo Conselho Federal de Administração. Nossa Previdência Municipal, a Riopretoprev, coleciona premiações pelo desempenho e solidez. 

O Semae é referência em saneamento, eleito a melhor autarquia municipal de água e esgoto do Brasil e com uma das menores tarifas entre cidades do porte de Rio Preto. 

Fomos premiados também com o selo de prefeito empreendedor, prefeito amigo da criança e com as melhores políticas públicas para as pessoas idosas.

Muitas dessas conquistas não seriam possíveis sem a participação do Poder Legislativo, ao qual rendo publicamente minhas homenagens por ter sido parceiro nas grandes decisões, e crítico quando necessário. 

Essa integração dos poderes resultou na aprovação de matérias de interesse dos rio-pretenses, a mais recente o novo Plano Diretor do Município para os próximos dez anos, que será indutor do desenvolvimento. 

O nosso desafio, agora, é nos superarmos, tendo como foco a consolidação de uma metrópole regional influente, na geração de oportunidades de trabalho e de renda, na educação e saúde de excelência, na assistência aos que mais necessitam, no esporte e na cultura, na transparência, participação e sustentabilidade e, sobretudo, na satisfação dos rio-pretenses com a qualidade dos serviços públicos.  
É a autocrítica permanente, a criatividade para fazer mais com menos e a busca constante pela inovação que nos movem e nos motivam. Porque Rio Preto merece muito mais! 

Trabalhar sempre e superar os desafios um a um. Pedindo a Deus que ilumine nossas decisões e proteja com suas bênçãos São José do Rio Preto e a nossa gente. 

Um Feliz 2021. Muito obrigado, de coração!







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!