Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A expectativa é atender 200 pessoas em situação de rua
Foto por: Divulgação
A expectativa é atender 200 pessoas em situação de rua

Projeto de Rio Preto leva espírito natalino às pessoas em situação de rua

Por: Bruna Yamasaki
01/12/2020 às 11:23
Cidades

É o quarto ano que o Rio Preto Invisível promove a ação de Natal


O projeto Rio Preto Invisível realiza em 2020, pelo quarto ano consecutivo, o Natal Invisível, uma ação destinada às pessoas em situação de rua na cidade. Com várias parcerias, diversos serviços são oferecidos no dia. 

O Natal invisível busca devolver o sentimento acolhedor e familiar que essas pessoas em situação de vulnerabilidade costumavam ter. Em 2020 serão oferecidos serviços de barbearia, assistência médica e psicológica, música e almoço.

Além disso também é promovido um varal solidário e é para ele que os organizadores pedem doações. Fábio Polotto, um dos integrantes do projeto e organizadores da ação, fala que o principal é a doação de roupas e calçados e também de quantias em dinheiro para montagem de kits que serão distribuídos no dia. 

"Além das doações para montar os kits, vamos fazer a campanha da camiseta. Foram produzidas 150 camisetas, metade do valor paga a produção e metade é destinada à ação”, falou. Os kits serão formados por panetone, álcool em gel, máscara, preservativos, escova e pasta dental, sabonete, pente e absorvente.

A expectativa é atender 200 pessoas em situação de rua. "Não vai ser uma festa como foi nos outros anos, mas sim um estilo drive-thru”, explicou Polotto.  Os voluntários já foram selecionados. Por conta da pandemia, apenas 50 pessoas participarão no dia da ação.

Nos anos anteriores, toda a comida oferecida era contratada, mas 2020 será toda disponibilizada pelo bar La Cancha, que fechou parceria com a ação. Além disso, também colaboram com o projeto a Barbearia Rock Club, Faceres, Ow! Café, Alright Co, Conect Ar, Gisele Quintino, Luquini Sorvetes e  MasterFrio.

"O Natal é muito significativo, essas pessoas costumavam ter um abraço familiar. O mais importante da ação é trazer dignidade... as pessoas na rua se sentem muito à margem de todo movimento social realizado. Queremos mostrar que o espírito natalino também alcança ele, isso é só uma extensão do que o projeto já faz, ampliar a voz dessas pessoas e mostrar que elas importam”, falou.

Outras maneiras de ajudar: 
1. Imprimir os convites e entregar a todas as pessoas em situação de rua que encontrar de hoje até a data do evento (Solicite via DM com o @rpinvisivel)
2. Comprar a camiseta da ação - a retirada da camiseta será 16h do dia do evento na La Cancha - aproveite para curtir o bar
3. Divulgar nas redes sociais compartilhando os posts
4. Doações de roupas e calçados (principalmente masculinas - entregas na La Cancha ou contato via DM com RP Invisível)
5. Outros tipos de doações, favor entrar em contato.

Informações sobre o evento
Data: 20/12/2020 
Horário: 11h00 AM
Local: Em frente ao bar La Cancha








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!