Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Um dos pontos ambulantes de testes sorológicos em Rio Preto
Foto por: Karol Granchi
Um dos pontos ambulantes de testes sorológicos em Rio Preto

Inquérito sorológico acaba nesta sexta (20) e vai apontar risco de 2ª onda da Covid

Por: Da Redação
19/11/2020 às 16:03
Saúde

Segundo o secretário Aldenis Borim, adesão da população aos 26 mil testes anteciparam fim do levantamento em dez dias


Em função da grande adesão da população de Rio Preto, o inquérito sorológico de identificação da Covid-19 na cidade deve acabar nesta sexta-feira (20), ou 10 dias antes do previsto. Os 26 mil testes disponibilizados pelo Instituto Butantã e Hilab chegaram ao fim, segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim. 

Com os dados estatísticos em mãos, segundo Borim, vai ser possível dimensionar os riscos de a cidade viver uma segunda onda da doença. O índice geral deverá ser conhecido, de acordo com ele, já no começo da próxima semana. 

Já a estatística estratificada por idade, que deverá levar alguns dias a mais, vai nortear decisões com o retorno das aulas presenciais já no começo do ano letivo de 2021, diz o secretário.  

Aldenis, no entanto, volta a dizer que não acredita em segunda onda de intensidade como a que atingiu a cidade no primeiro semestre, que teve o auge nos meses de junho, julho e agosto. 

Ele avalia que a Rio Preto viverá picos em momentos críticos, como o período pós-festas de Natal e Ano Novo. Ou seja, uma retomada de novos casos e internações no final de janeiro e começo de fevereiro. 

Os dados amplos serão divulgados na próxima semana, mas o números estratificados por idade, que levam um pouco mais de tempo, são os que permitirão entender qual faixa correrá mais risco. Daí sua importância para o desenho de estratégias de enfrentamento. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!