Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vereador Paulo Pauléra
Foto por: Assessoria Câmara de Rio Preto
Vereador Paulo Pauléra

Com 5 candidatos na disputa, presidência da Câmara vai depender do novo secretariado de Edinho

Por: Fabrício Carareto e Maria Elena Covre
18/11/2020 às 17:08
Bastidores

Dois dos vereadores mais cotados, Fabio Marcondes (PL) e Paulo Pauléra (PP), aguardam possível convite para assumir secretarias


Que comecem os jogos 1
Mal terminou uma e já começam as articulações para a próxima eleição: a da presidência da Câmara de Rio Preto. Menos de 72 horas após as urnas confirmarem os 17 vereadores eleitos, parlamentares iniciaram as conversas sobre quem vai comandar o Legislativo a partir de 1º de janeiro. Cinco nomes já estão colocados no tabuleiro: Anderson Branco (PL), Fabio Marcondes (PL), Paulo Pauléra (PP), Peixão (MDB) e Renato Pupo (PSDB).

Que comecem os jogos 2
Dos cinco, o mais adiantado nas conversas é Pupo, que inclusive já entrou em contato com os parlamentares novatos para apresentar sua intenção de ser candidato à presidência da Câmara. Apesar de ter sido eleito dentro da chapa do prefeito Edinho Araújo (MDB), a candidatura do tucano não é vista com amores dentro do governo, já que Pupo deve seguir a linha no próximo mandato de "vereador independente".

Que comecem os jogos 3
Os dois nomes mais cotados, e que teriam as bênçãos do 8º andar, são Marcondes e Pauléra. Porém, ambos estão em compasso de espera para ocupar uma secretaria no novo mandato de Edinho. Em conversa com a coluna, o vereador do PP, atual presidente da Câmara, afirmou que aguarda um convite do prefeito. E já até ofereceu um leque de opções. "Pode ser a secretaria de Serviços Gerais, de Esportes, de Trânsito ou Meio Ambiente", afirmou Pauléra. Ele disse que o PP precisa ser contemplado no governo. "Queremos alguma secretaria para trabalhar".

Que comecem os jogos 4
Outro que aguarda é Marcondes, contando também com a possibilidade de assumir alguma pasta. Dentro do governo há quem defenda em dar uma secretaria para um dos dois - Marcondes ou Pauléra - e indicar o outro o voto, ainda que não publicamente, no outro para presidência da Câmara. Afinal de contas, o discurso é sempre o mesmo de que o Executivo não interfere nas eleições do Legislativo. Na prática, a história é bem diferente.

Que comecem os jogos 5
Mas é preciso fazer duas ressalvas: no atual mandato, Edinho se recusou a indicar qualquer vereador para cargo no Executivo, apesar da pressão que recebeu. E, segundo Pauléra, o prefeito não se comprometeu com nenhum dos parlamentares nem disse que colocaria algum deles na Prefeitura. A verdade é que a nomeação ou não-nomeação de Pauléra e de Marcondes será determinante para definir quem vai administrar o Legislativo entre 2021 e 2022.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!