Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Imagem Ilustrativa
Foto por: Freepik
Imagem Ilustrativa

Site identifica possíveis tentativas de enganar o consumidor na Black Friday

Por: Da Redação
17/11/2020 às 10:26
Cidades

Desenvolvido por uma startup, site descobre pegadinhas e falsas promoções


A data é importada da tradição norte-americana e cresce ano após ano no Brasil, já sendo considerado um dos principais eventos de compras no país, especialmente para o comércio eletrônico. Atitudes que tentam maquiar os preços para a data, o famoso "metade do dobro" decepciona o consumidor, além de tirar a credibilidade da empresa.


O site Black ou Fraude, desenvolvido por uma startup, ajuda o consumidor a identificar falsas promoções e evitar prejuízos na hora da compra. Basta inserir o link do produto em oferta para que o sistema o avalie e traga informações úteis sobre preços, histórico e custo total do item.

Um levantamento realizado pelo Procon São Paulo sobre a Black Friday de 2018, a maquiagem de preço foi o principal problema reportado pelos consumidores com 145 denúncias (30,33%). Outro cuidado importante é com a forma de pagamento, onde a maioria dos comparadores apontam o menor preço para o valor à vista, o que pode confundir o consumidor e fazê-lo pagar mais caro ao finalizar a compra, caso queira comprar de forma parcelada.

O Black ou Fraude faz uma análise completa das possíveis promoções, comparando preços nas diferentes formas de pagamento (à vista e parcelado), histórico dos últimos 60 dias e valor do frete, para determinar o preço final da compra para o CEP do consumidor, pois uma super oferta não necessariamente é o menor preço dependendo do valor da entrega.

O site testa automaticamente milhares de cupons de desconto, para descobrir preços até 30% mais baratos que nos comparadores de preços tradicionais. Além disso, checa a URL para identificar se trata-se do site oficial da loja, ou se pode ser um site clonado por criminosos que pode leva-lo a um golpe.

TODO CUIDADO É POUCO
1. Desconfie de preços muito baixos:
Viu uma promoção incrível no Facebook, Instagram ou em seu e-mail?
Cuidado, o preço é o primeiro sinal para esse tipo de golpe, que geralmente oferece produtos incríveis com preços praticamente impossíveis, que na Black Friday pode confundir o consumidor e levá-lo a um prejuízo.

2. Confira o link/URL destino da promoção;
Ao abrir o anúncio, faça uma análise da URL, que é o link que te levou ao site da promoção. Veja se realmente é o domínio oficial da loja em questão, na dúvida acesse o site da loja diretamente ou através do Google e pesquise pelo item da promoção.
Se for uma loja que não é popular, faça buscas nas redes sociais, sites de reclamações, lista do Procon, ligue na loja e na dúvida não compre, prefira sites confiáveis que você já conhece e que são mais populares.

3. Confira o nome da página ou perfil que divulgou a promoção;
É muito comum esse tipo de golpe o anúncio partir das redes sociais que tentam remeter ao nome da loja, ou nome de uma promoção. Então fique de olho e veja se é a página ou perfil oficial da loja que está anunciando.

4. O "cadeadinho verde”, ou HTTPS, não é garantia de segurança nesses casos;
Muito se ensina sobre sites seguros na internet, e para a importância de comprar em sites com selos de segurança, que na verdade garantem sigilo dos dados e não se o site é confiável, inclusive muitos desses sites clonados já trazem URL’s com protocolos "https://”, que é importante mas não garante se você está em um site confiável, por isso fique ligado nas dicas anteriores também.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!