Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Cala Zambelli com Bassan e simpatizantes durante caminhada por Rio Preto
Foto por: Divulgação
Cala Zambelli com Bassan e simpatizantes durante caminhada por Rio Preto

ANÁLISE DLNEWS: Cinco dias após se dizer com Covid, Zambelli ignora máscara e cria aglomerações em Rio Preto

Por: Maria Elena Covre e Fabrício Carareto
21/10/2020 às 18:24
Política

Já o emedebista Edinho Araújo veio a público dizer que pandemia não acabou e pedindo à população para usar o equipamento de segurança


Furacão Zambelli
Que a deputada federal Carla Zambelli (PSL) deu um sopro de vida à, até então, sonolenta campanha do médico Paulo Bassan, candidato a prefeito de Rio Preto pelo PRTB, não se pode negar. A mulher é um furacão. Do mesmo jeito que dispara denúncias sem provas e discursos ao gosto do bolsonarismo, do tipo antivacina, por exemplo, ela dançou com simpatizantes, rezou em jantar, passeou pelas ruas de Rio Preto agitando bandeira do Brasil e puxou carreata. Sempre emprestando espaço para o apadrinhado em suas turbinadas redes sociais, incluindo o Twitter.

E a Covid? 1
A pergunta que não quer calar, no entanto, é: mas a deputada, que juntou gente aos montes em torno dela em Rio Preto, incluindo idosos e crianças, não estava com Covid? A agenda da parlamentar na cidade seria na semana passada (dias 14 e 15). Um dia antes, a assessoria dela  cancelou a visita, que foi remarcada para os dias 20 e 21 (terça e quarta). No último dia 16, ou seja, cinco dias atrás, Zambelli fez textão em seu Facebook explicando que tinha sido testada com Covid-19, assim como seus pais e irmão.  

E a Covid? 2
"Agora fui realmente diagnosticada de novo, com todos os exames confirmativos. Meu pulmão chegou a pegar 10% e dou graças a Deus por ter o plano de saúde que está cuidando de mim e da minha família (PLANO ESSE QUE PAGO DO BOLSO, PARTICULAR). Só que desta vez, resolveram pegar também meus pais, meu irmão… Minha mãe, fumante, parece ter se livrado do vírus bem mais rápido do que todos nós, já está até apresentando imunidade, graças a Deus. Meu irmão já está em tratamento e apesar de estar acima do peso, estou confiante que tudo vai dar certo”, escreveu a deputada menos de uma semana atrás, que finalizou pedindo orações. 


 
E a Covid? 3
Na terça, quando deu sua primeira entrevista em Rio Preto, Zambelli chegou a dizer que estava com vertigem, "por ter pego Covid”. Ainda assim, as fotos que inundaram o Facebook de Bassan, médico ligado à Famerp e ao Hospital de Base de Rio Preto, é de gente feliz, sorridente e amontoada. E a maioria esmagadora sem máscaras ou com o equipamento de segurança no queixo. 

Use máscara
Por falar em máscara, o prefeito Edinho Araújo decidiu responder em suas inserções eleitorais na TV porque não dispensa o equipamento nem mesmo quando grava seus programas dentro de estúdio. "Nesta eleição, você quase não me viu na rua. Não houve abraço. Estou obedecendo as regras, me protegendo e protegendo os outros. A pandemia não acabou. Vamos nos cuidar, porque não tem remédio e não tem vacina. Use máscara.” A clássica foto (acima) dos candidatos no debate da OAB na noite de terça (20), aliás, mostra o quanto o prefeito anda arisco com o coronavírus e levando ao pé da letra o "distanciamento social”. 

Debate na rede 
Com os canais de televisão aposentando o popular formato de debate eleitoral, as atenções se voltam para as iniciativas de entidades, como OAB e Lide, por exemplo, que buscam audiência por meio das redes sociais. O encontro da OAB na noite desta terça (20) teve o grande mérito de ser o primeiro evento a reunir os dez candidatos à Prefeitura de Rio Preto, mas não produziu polêmicas ou "bombas” capazes de mudar voto consolidado. 



Quem disse, Coronel?
Logo nas primeiras horas desta quarta (21), a equipe de campanha da Coronel Helena (Republicanos) tratou de distribuir em grupos de Whatsapp e redes sociais "anúncio” dizendo que a candidata "venceu o debate da OAB”. Mas ela ganhou segundo quem? O advogado Marcelo Henrique, presidente da OAB/Rio Preto, disse que a entidade não faz esse tipo de avaliação. "Quem ganhou ou perdeu depende do ponto de vista de cada um. Não sei qual o parâmetro. Quem agrediu mais? Quem apresentou  mais propostas?”

Viúva de Pupo 1
A advogada rio-pretense Cida Pachoalão, que já se lançou em disputa pela Câmara Federal pelo PV em 2002 e hoje está nas fileiras do Cidadania, ainda tenta achar um candidato a prefeito para chamar de seu. Viúva de Renato Pupo, que desistiu da disputa ao Executivo pelo PSDB, ela não se mostra disposta a seguir a orientação do tucanato, agora no palanque de Edinho. 

Viúva de Pupo 2
Cida "confidenciou” num movimentado grupo de Whatsapp, com gente de todas as cores ideológicas, ter ficado "bem impressionada” com o preparo do colega de profissão Rogério Vinícius, candidato do DC e pedra no sapato de governo municipal. "Me impressionou bastante o nível de articulação e organização de ideias do candidato Rogério Vinicius. Ainda não decidi o meu. Quero ouvir mais”, escreveu ela. 

Viva São Pedro
E São Pedro deu uma boa forcinha ao prefeito Edinho Araújo com a chuva que chegou suave em Rio Preto nesta semana. Quando o racionamento de água provocado pela longa estiagem já começava a irritar o cidadão-eleitor e a dar munição para os adversários, o vertedouro da Represa voltou a jorrar água e o Semae começa a avaliar medidas menos chatas de economia nas torneiras. E viva São Pedro!

Fez escola 
O ainda vice-prefeito de Rio Preto, o médico Eleuses Paiva (PSD), que não disputa a reeleição, fez escola. O "Poupatempo da Saúde”, proposta que ajudou a alavancar a vitória de Edinho no primeiro turno em 2016, começa a ser vendido pelo candidato Newton César Silva Pinto (DEM) em Mirassol. Isso sim é levar a sério a cultura da reciclagem…

Lula 
A petista Celi Regina foi a primeira a colocar um cabo eleitoral de envergadura nacional em seu programa eleitoral. O ex-presidente Lula vem aparecendo na telinha desde a semana passada pedindo voto para a candidata. Estratégia que pode, claro, ajudá-la no embate direto com o ex-companheiro Marco Rillo (PSOL), hoje em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. E que, os números indicam, tem despertado mais a simpatia no eleitorado de esquerda. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!