Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Foto por: Acervo pessoal
A jornalista Ana Rogéria

OPINIÃO: Saudade do bom senso

Por: Ana Rogéria Ribeiro
20/10/2020 às 18:46
Opinião

Sabedoria e razoabilidade praticamente não vemos mais por aí, especialmente nas redes sociais


Por definição, "bom senso é um conceito usado na argumentação que está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades considerando as consequências”. 

Sabedoria e razoabilidade praticamente não vemos mais por aí, especialmente nas redes sociais. Nelas o extremismo toma conta das discussões, sejam religiosas, políticas, esportivas, não importa, cada um defende a sua verdade absoluta e pouco está disposto a ouvir o próximo. Nesse cenário destacam-se os lacradores de plantão.

Alguns miram em temas como governo federal ou veículos de comunicação, como "Globolixo”, e tascam seus comentários impiedosos e cheios de razão, sem ao menos conhecer o conteúdo. Sim, pois quando você lê o conteúdo da reportagem criticada, nota que o lacrador não se deu ao trabalho nem disso. 

Outro grande problema é que os lacradores estão se "infiltrando” no âmbito profissional da comunicação, gerando ao invés de conteúdo responsável, que é o nosso papel enquanto jornalistas, as tão faladas Fake News. Algumas propositais – que ainda configuram total falta de caráter – e outras por pura ignorância ou arrogância, o que a meu ver é ainda pior, pois o lacrador acredita no que escreve, acaba convencendo muitos dessa sua verdade e a sociedade entra numa bola de neve completamente inconsequente.

Sabe onde isso vai refletir? Nas urnas!!! A população está tão alienada, que na última pesquisa eleitoral realizada em Rio Preto, na abordagem espontânea, o ex-prefeito Valdomiro Lopes, que não faz parte do pleito, aparece em terceiro lugar nas intenções de voto para prefeito, empatado com Marco Casale, com 0,4 %. Na sequência, empatada com a candidata do PT, a vereadora Karina Karoline, que tenta a reeleição, aparece com 0,2% das intenções de voto para a prefeitura. E a esmagadora maioria, 54,4%, ainda segundo a pesquisa, não sabe em quem vai votar.

Rogo pela volta do bom senso e brindo ao equilíbrio.

Ana Rogéria Ribeiro, 44 anos, é jornalista formada na turma de 1997 da Unimar, em Marília. Atualmente é chefe de jornalismo na Record TV Rio Preto







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!