Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Secretaria da Saúde começa vacinação e ação de bloqueio na área
Foto por: Divulgação
Secretaria da Saúde começa vacinação e ação de bloqueio na área

Saúde de Rio Preto registra morte de macaco com resultado positivo para febre amarela

Por: Da Redação
20/10/2020 às 18:00
Saúde

O animal foi encontrado na área de abrangência da UBSF Caic/Cristo Rei


A Secretaria de Saúde de Rio Preto informa a ocorrência de epizootia (morte) de um macaco com resultado positivo para febre amarela. 

O animal foi encontrado na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família da Caic/Cristo Rei. A doença pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, por isso nesta área será feito bloqueio de criadouro e nebulização pela Vigilância Ambiental.

A ação também será realizada no Jardim Americano e a nebulização será estendida até o corredor formado pelo Córrego dos Macacos, que abrange as áreas do Caic e Vila Toninho.

Vacinação

A equipe de imunização da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (20) a vacinação de bloqueio contra febre amarela nos moradores da região onde o macaco foi encontrado.

A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a doença. Veja quem deve se vacinar:

- Crianças devem receber a primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos;

- Pessoas maiores de 5 anos que receberam apenas uma dose da vacina aplicada antes dos 5 anos de idade precisam receber um reforço;

- Pessoas que receberam uma dose após os 5 anos de idade estão protegidas e não precisam de reforço;

- Pessoas não vacinadas devem receber uma dose da vacina (idade mínima 9 meses);

Reforçamos que as pessoas não vacinadas de acordo com os critérios acima precisam procurar uma sala de vacina para atualizar a carteira vacinal. Os endereços das salas de vacina estão disponíveis neste link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacina.

Em Rio Preto, a cobertura da vacina contra febre amarela em crianças menores de 1 ano está em 89%, sendo que a meta é atingir cobertura na rotina de 100%.

O município não registra casos de febre amarela em humanos desde 2000.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!