Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Foto por: Pixabay
De 60 cursos de graduação avaliados em Rio Preto, três tiraram nota máxima no Enade 2019

Enade dá nota máxima a apenas 3 cursos de graduação dos 60 avaliados em Rio Preto

Por: Da redação
20/10/2020 às 17:09
Cidades

Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina da Famerp e bacharelado em Educação Física da Unip tiraram nota 5, a maior pontuação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2019


Três cursos de graduação de Rio Preto tiraram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é uma avaliação obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação. O exame mede os aspectos da formação geral e específica dos estudantes com base no Conceito Enade, que varia de 1 a 5. A cada três anos, é avaliado um grupo de cursos e, nesta última edição, graduações de 29 áreas, incluindo medicina e enfermagem, foram avaliadas. 

Dos 60 cursos das oito instituições de Rio Preto, três tiveram nota 5 -  Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e bacharelado em Educação Física, da Universidade Paulista (Unip).

Os cursos que tiveram o menor desempenho na avaliação foram Agronomia, Engenharia Química e Engenharia da Computação, do Centro Universitário Norte Paulista (Unorp), e Engenharia Elétrica, do Centro Universitário de Rio Preto, que tiveram nota 1. O curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Paulista (Unip) foi classificado pelo Enade como "sem conceito”.

Rede privada
Estudantes da rede privada de ensino correspondem a 76% dos 389.843 avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Ao todo, 296.421 concluintes da educação superior foram graduados em instituições de ensino particulares. Nessa edição do exame, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Dentre as 1.225 instituições participantes, 85% (1.039) são privadas, enquanto 15% (186) são públicas. Já entre os 8.368 cursos avaliados, 76% (6.360) são oferecidos em estabelecimentos de ensino privado. Em contraponto, 24% (2.008) são ofertados pela rede pública. Em relação à modalidade de ensino, os dados revelam que, nas áreas avaliadas em 2019, o estudo presencial continua sendo predominante entre os estudantes que concluíram a educação superior, com 95% (371.692) dos avaliados, contra 5% (18.151) dos que cursaram a graduação por meio da educação a distância (EaD). No que diz respeito ao perfil socioeconômico dos estudantes concluintes, entre outros aspectos, o levantamento mostra que 60% são beneficiados por subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Ao todo, 84,6% (329.571) têm entre 18 e 33 anos. Do total de participantes, 55% são mulheres e 45%, homens.

Enade 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico. Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Resultados 

O levantamento está disponível, na íntegra, no portal do Inep, em que podem ser consultados os Relatórios Síntese de Área e os Relatórios de Curso e de Instituição de Educação Superior. As planilhas do Conceito Enade e do IDD 2019 também estão disponíveis, com informações de cada curso avaliado. Entre os dados estão: número de concluintes inscritos, número de concluintes participantes, nota bruta em formação geral, nota padronizada em formação geral, nota bruta no componente específico, nota padronizada no componente específico, Conceito Enade (contínuo), Conceito Enade (faixa), IDD (contínuo) e IDD (faixa). Já o Boletim do Estudante está disponível no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.

 

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!