Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



o jornalista Greison de Melo
Foto por: Divulgação
o jornalista Greison de Melo

OPINIÃO: A novidade é o desafio

Por: Greison de Melo
07/10/2020 às 17:07
Opinião

Empresário, trabalhador ou autônomo, praticamente todos vão encarar os próximos quatro anos com muita dificuldade para recompor suas vidas financeiras.


O que um prefeito ou um vereador poderá fazer para ajudar o eleitor a superar as adversidades econômicas a partir de 2021? Esta é a pergunta que certamente o eleitor fará cada vez que assistir a um programa do horário eleitoral gratuito no rádio ou na televisão. E aí surge outra questão: qual candidato tem propostas sérias para apresentar neste sentido?

O tema é novidade nas discussões de uma campanha, um verdadeiro desafio para quem vai ocupar um palanque eletrônico. O assunto é de grande interesse do eleitor, que atravessa muitas dificuldades em virtude da pandemia do novo coronavírus. 
Empresário, trabalhador ou autônomo, praticamente todos vão encarar os próximos quatro anos com muita dificuldade para recompor suas vidas financeiras. Então, é imperativo que os candidatos deixem o tradicional lero-lero eleitoral de lado e venham dizer o que propõem para responder a esta angustiante demanda do cidadão.

Largos setores da economia nos municípios padeceram muito com o desaparecimento do dinheiro e muitas empresas não sobreviveram. Das que mantiveram as portas abertas, provavelmente a grande maioria precisa desesperadamente reequilibrar as contas. Do lado trabalhador, o desemprego ainda bate forte. Usando Rio Preto como exemplo: de acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo Ministério do Trabalho no finalzinho de setembro, o estoque de empregos na cidade perdeu 4,6 mil posições de trabalho entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano (despencou de 136.940 para 132.284 postos ocupados com carteira assinada no município).

O eleitor espera dos candidatos, principalmente dos postulantes à cadeira do Executivo, uma agenda positiva de fomento à atividade econômica do município. Os planos podem – e devem – incluir investimentos em obras estratégicas para o desenvolvimento do município, incentivos ao estabelecimento de empresas geradoras de empregos, agilização da máquina burocrática administrativa, capacitação de trabalhadores e outras tantas ações possíveis.  Essas diretrizes são fáceis de serem elencadas, mas a consistência das propostas será atestada pelo grau de seu detalhamento. 

Não bastam afirmações generalistas e vagas, tais como: "Vamos apoiar o empresário” ou "Vamos trabalhar por mais empregos”. A retórica barata, tão comum nos discursos dos concorrentes a uma vaga de vereador ou prefeito, chega a ser irritante e evidencia um oportunismo cínico e grosseiro, o popular "sambarilove”. O eleitor quer saber como isso vai acontecer, quais os passos serão dados para viabilizar a proposta e qual o nível de comprometimento do político com a proposta apresentada.

Talvez mais do que nunca, a parte mais sensível do eleitor nestas eleições seja o bolso. Propostas para garantia de renda sustentável ao longo dos próximos anos são muito relevantes e quase uma obrigação dos candidatos. Quem não tratar deste assunto com a competência necessária mostrará que não é sério.

Greison de Melo é jornalista  especializado em noticiário econômico. É autor do livro São José do Rio Preto – Desenvolvimento & Negócios (Acirp, já na 3ª edição). Também atua como consultor de empresas em assuntos regulatórios nas áreas da Anvisa e do Mapa.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!