Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Karol Granchi: "Eu não quero perder a vida em um acidente de trânsito que poderia ser evitado"
Foto por: Arquivo pessoal
Karol Granchi: "Eu não quero perder a vida em um acidente de trânsito que poderia ser evitado"

OPINIÃO: São Cristóvão, rogai por nós!

Por: Karol Granchi
02/10/2020 às 17:26
Opinião

Acontecimentos do cotidiano que só um motociclista pode compreender


São José do Rio Preto, 12h30, região central da cidade. Ao sair do trabalho, em minha moto, sigo com destino à minha casa, no bairro Vida Nova Fraternidade. No trajeto, tumulto. Todos querem almoçar, a vida exige pressa até para as necessidades fisiológicas mais comuns. Ninguém quer tirar o pé do acelerador.

Para evitar os riscos da movimentada SP-310 (rodovia Washington Luís) com seus caminhões movidos a rebite, escolho o caminho mais longo, ou o "menos pior”, como costumo dizer – rumo à avenida Nadima Damha (tapete aos motoristas da área nobre da cidade), sentido Engenheiro Schmitt. Entro na estrada vicinal João Parise, onde a poucos metros de distância a realidade é outra e visito outra Rio Preto. 

Estradas vicinais sempre são (ou deveriam ser) tidas como uma opção segura aos motociclistas que preferem não estar expostos às velocidades mais altas dos veículos maiores nas rodovias. Ironicamente, foi nessa vicinal que num dia chuvoso de abril de 2017 eu derrapei com a moto no asfalto e quebrei a tíbia da perna esquerda. Fratura simples, cirurgia complexa, uma placa e cinco pinos no osso abaixo do joelho. Uma cicatriz enorme e algumas limitações. Até hoje não recebi o seguro DPVAT. 

Um pouco antes de passar no local do acidente que me deixou em recuperação por aproximadamente um ano, nesse trajeto já flagrei motoristas fazendo ultrapassagem irregular, vi tratoristas com suas máquinas e caminhões com cargas pesadas provocando lentidão no trânsito, vi pedestres atravessando a via correndo (um deles chegou a morrer atropelado no ano passado, na rotatória que sinaliza os loteamentos Amoras I e II), quase atropelei um cachorro abandonado, quase fui atingida frontalmente por motoristas que fizeram ultrapassagem irregular novamente, quase derrapei na terra, quase fui atingida pelos carros dos condutores que não respeitam um dos poucos semáforos que tem ali: o da esquina que dá acesso a outro bairro. Não consigo contar os buracos e quantidade de recape, que dão aquela sensação de rali. Uma verdadeira aventura na vicinal que apelidei de "Vicinal da Morte”. Com tantos radares espalhados em locais desnecessários pela cidade, ali não tem nenhum. 

Passando pela área composta por diversos galpões de empresas, quase entrando em Engenheiro Schmitt, o cenário se assemelha a um apocalipse zumbi legítimo da série The Walking Dead. Quem lembra da primeira temporada? É bem por aí.  Perto do Ponto de Apoio é onde se concentram os urubus – é comum ver as aves pretas e mórbidas ali, o cheiro de carniça misturado ao calor excessivo faz jus à comparação.

Quase não tem sinalização, mas tem uma placa sinalizando que estou perto do conhecido "Carlinhos de Oxóssi”. Fico me perguntando quantas espadas de São Jorge são necessárias para Ogum abrir os caminhos daquela trilha. São Cristóvão, protetor dos motoristas, rogai por nós!

Se chove é pior. Eu rezo para não chover ali. Poças d´água, grandes enchentes se formam e aquela terra toda escorre para o meio da pista, formando-se um rio de água escura. Quem passa por ali é corajoso ou não tem outra opção. Passando os "Doces Noêmia” e mais perto do meu destino, ainda tem outros dois obstáculos: a linha do trem e a primeira via de acesso ao Fraternidade – a rotatória do Buffet Manoel Carlos.  

Aí me surge outra pergunta: Depois de vários acidentes, um atropelamento fatal e tantos riscos evidentes, o caos formado em dias chuvosos, por que somente poucos meses antes das eleições municipais foi iniciada uma obra lá? O objetivo é nobre – recuperar erosões e implantar galerias nos córregos Santa Regina e Bela Vista. O investimento é de R$ 1,6 milhão. A demanda era antiga, segundo o secretário da pasta. Eu nem preciso contar para vocês o que acontece na lateral do Vila Conte, na estrada que vai para o Pesqueiro do Papa quando chove, não é mesmo?

Há 13 anos fiz de Rio Preto minha casa e me encho de orgulho ao dizer na querida Pirassununga, minha cidade natal, como moro em uma cidade bem desenvolvida do interior paulista.

Na antessala do próximo ciclo administrativo a partir do ano que vem, espero um olhar para os munícipes como um todo. Ká entre nós, eu espero não ser a próxima motociclista a perder a vida em um acidente de trânsito que poderia ser evitado.


Karol Granchi tem 32 anos, é jornalista desde 2010, também formada em locução e rádio. Atualmente é produtora de jornalismo no SBT no Interior e repórter do DLNews. 

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!