Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O jornalista e consultor de empresas Greison de Melo
Foto por: Arquivo pessoal
O jornalista e consultor de empresas Greison de Melo

OPINIÃO: Corrida das promessas

Por: Greison de Melo
29/09/2020 às 17:15
Opinião

Foi dada a largada e os candidatos vão fazer de tudo para vencer a corrida para alcançar o precioso e cobiçadíssimo voto do eleitor


Nesta disputa insana, são muitas as estratégias para turbinar a máquina marqueteira na tentativa de garantir o lugar mais alto no pódio das urnas.

Daqui até o dia 15 de novembro, o eleitor pode preparar seus delicados e sofridos ouvidos para aguentar a ladainha das promessas, num interminável "eu vou fazer isso”, "eu vou fazer aquilo outro” e vai por aí afora. Alguns candidatos, mais agressivos, não hesitam em afirmar que vão investir tantos milhões de Reais nisto e tantos outros milhões de Reais naquilo outro.

De fato, tudo o que se pretende fazer, seja em prestação de serviço ao público, seja em obras, representa dinheiro, muito dinheiro. E é aí que o eleitor precisa ficar esperto, pois é comum os candidatos mergulharem em um rio de promessas que, se somadas, representam muitas vezes a capacidade do orçamento público.

Não bastasse o fato dos cofres municipais historicamente terem saúde frágil, pois dependem de repasses de outras esferas de governo e sofrem com a baixa arrecadação local, a situação nos próximos anos vai demandar muita austeridade, competência e criatividade para administrar recursos, pois a economia sofreu fortes espasmos em virtude da pandemia do novo Coronavírus e levará tempo para o País retomar a atividade normal.

Por enquanto, a situação da economia está atolada na vala da recessão. Um dos mais importantes indicadores do mercado, a avaliação feita pelo setor financeiro no relatório Focus desta semana, elaborado pelo Banco Central, traz a projeção de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve encerrar o ano negativo em 5,04%. É um tombo e tanto!

A palavra de ordem é ter olhos no futuro e manter os pés no chão. É preciso fomentar o desenvolvimento do município, mas sem aventuras ou fantasias. Mais do que nunca, propostas que envolvam recursos devem ser muito bem analisadas pelo eleitor para, depois, a boca não fique com aquele amargo gosto da decepção.

Greison de Melo é jornalista  especializado em noticiário econômico. É autor do livro São José do Rio Preto – Desenvolvimento & Negócios (Acirp, já na 3ª edição). Também atua como consultor de empresas em assuntos regulatórios nas áreas da Anvisa e do Mapa.

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!