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Edinho lidera nas redes sociais, mas especialista aponta que internet pode ser armadilha

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
19/09/2020 às 19:53
Bastidores

Candidato à reeleição, prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) supera os concorrentes em número de seguidores, mas consultor em marketing político diz que presença nas redes sociais não se traduz necessariamente em voto


Facebook
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), supera com folga os nove demais concorrentes em termos de presença nas três principais redes sociais do momento. O maior número de seguidores está no Facebook, com 29 mil curtidas na sua página, seguido do Instagram (11,4 mil) e Twitter (3,9 mil). Ainda falando em Facebook, quem aparece na segunda colocação é Marco Casale (PSL), com 4,2 mil curtidas.

Instagram
Alguns candidatos sequer possuem páginas no Face e mantêm apenas seu perfil pessoal. Marco Rillo (Psol), por exemplo, conta com 5 mil amigos – o máximo permitido pela rede. Já a página de Carlos Arnaldo tem 2 mil curtidas. Quando se trata do Instagram, a Coronel Helena (Republicanos) fica com a vice-liderança em seguidores: 4,8 mil. 

Twitter
O Twitter é, de longe, a ferramenta menos levada em consideração pelos candidatos a prefeito de Rio Preto. Rillo, Carlos Alexandre (PCdoB) e Celi Regina (PT) sequer possuem conta. Outros abriram recentemente, como Rogério Vinicius (DC) e Marco Casale, que possuem apenas 5 seguidores cada. O levantamento da presença dos dez candidatos nas redes sociais foi feito na noite de sexta-feira (18) e você pode conferir os números aqui.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa...
Para o professor e consultor em marketing político Carlos Manhanelli, uma presença maciça nas redes sociais está longe de ser sinônimo de voto na urna. "Seguidor não é eleitor, uma boa parte dos seguidores pode ser de adversários que acompanham para ver algum erro. Não é por que estou seguindo que vou votar, são coisas bem diferentes”, afirma Manhanelli. "Na internet você fala com o internauta, não com o eleitor”.

Questão de linguagem
Segundo o consultor, o grande erro dos políticos em geral é não saber que cada rede social tem a sua própria linguagem e não distinguir isso. "São ferramentas diferentes. O Facebook foi criado para falar com amigos, colocar fotos e vídeos e debater. No Instagram não cabe conversa, só foto. Já o Twitter é um grande pauteiro, serve para colocar as notícias de campanha. Tem gente até fazendo campanha eleitoral no Linkedin, que nasceu para aproximar empresas de pessoas que procuram emprego. Um uso completamente errado”, afirma Manhanelli.

Caminhão internet
Ele acrescenta, ainda, que a maneira de o candidato se destacar nas redes sociais é pelo conteúdo e faz uma analogia. "A internet é um grande caminhão que carrega 200 toneladas, novo, bonito e muito eficiente, mas que não tem nada na carroceria. Não adianta ter a internet se não tiver conteúdo, colocar qualquer coisa lá vai só fazer barulho e mais nada”. E finaliza: "A melhor ferramenta é o whatsapp, é a mais efetiva para qualquer campanha eleitoral”.

Tudo errado 1
O juiz da 3ª Vara de Mirassol, Marcos Takaoka, derrubou decreto aprovado pela Câmara Municipal no ano passado que declarava extinto o contrato celebrado entre o município e a Sanessol, responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade. Segundo a Justiça, um decreto assinado pelos vereadores não tem poder de suspender um contrato assinado pela Prefeitura.

Tudo errado 2
O decreto foi assinado com base em apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, em 2012, viu irregularidade na licitação vencida pela Sanessol. No entendimento do juiz, "causa espécie que o autor do projeto tenha deixado de esclarecer em que consistiria a irregularidade, valendo-se de locuções genéricas do tipo ‘concorrência irregular’ e ‘irregularidade apontada pelo tribunal’”, afirma Takaoka, que ainda deu uma puxada na orelha dos vereadores. "Da mesma forma, deixa de explicar por que a Câmara demorou quase nove anos para tomar providências”.

Quatro lá
Até o início da noite deste sábado (19), quatro dos dez candidatos a prefeito de Rio Preto tinham registrado sua candidatura no sistema da Justiça Eleitoral: Carlos Arnaldo (PDT), Edinho Araújo (MDB), Filipe Marchesoni (Novo), Rogério Vinicius (DC). Todos ainda estão aguardando julgamento para só então se tornarem candidatos de fato.

Patrimônio
Um dos dados que mais traz atenção no registro de candidaturas, claro, é o patrimônio de cada um. Neste quesito, entre os quatro, quem sai na frente é Edinho, com R$ 1,7 milhão, seguido de Marchesoni (R$ 1 milhão), Carlos Arnaldo (R$ 40,8 mil) e Vinicius, que declarou não possuir nenhum bem.

Meu opala
No caso de Edinho, o dado curioso fica por conta de um Opala 1989, no valor de R$ 5 mil. Já Marchesoni afirma possuir 700 dólares adquiridos em 2018. Arnaldo, por sua vez, declarou R$ 10 mil em espécie.

Um "muito" e um "pode"
Ainda sobre o registro das chapas, Edinho Araújo e Carlos Arnaldo por pouco não trombaram na hora de escolher o nome das suas coligações. O emedebista foi de "Rio Preto muito mais". Já a chapa do pedetista é "Rio Preto pode mais". A diferença ficou entre um "muito" e um "pode".

Bem vivo!
E as fake news começaram com tudo nas eleições rio-pretenses. Neste sábado (19), uma mensagem de whatsapp dizia que o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) havia morrido em decorrência de um infarto agudo no miocárdio. Valdomiro ligou para coluna em seguida para desmentir o tal infarto e dizer que está vivíssimo e passa bem, obrigado.

Proteção de dados
O ex-senador rio-pretense Aloysio Nunes participa nesta segunda-feira (21) de uma live sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no último dia 18. O objetivo da LGPD é garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas. Aloysio é autor de um ensaio no livro "Lei Geral de Proteção de Dados; Ensaios e controvérsias”, que traz os bastidores da aprovação da lei em 2018. A live pode ser conferida neste link.







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