Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vertedouro da Represa Municipal de Rio Preto
Foto por: Reprodução
Vertedouro da Represa Municipal de Rio Preto

Justiça permite que Semae veicule publicidade no período eleitoral

Por: Da Redação
19/09/2020 às 15:22
Cidades

Autarquia solicitou autorização da Justiça Eleitoral para fazer campanha de conscientização de uso da água; publicidade do governo durante as eleições é proibida


O juiz da 267ª zona eleitoral de Rio Preto, Paulo Marcos Vieira, autorizou o Semae a realizar campanha de publicidade institucional, para conscientizar a população sobre o uso da água.

Desde o dia 17, Rio Preto entrou em racionamento devido à falta de chuvas, atingindo 18 bairros e cerca de 180 mil pessoas - veja lista no final da matéria. De acordo com a autarquia que cuida do sistema de água e esgoto, a captação na Represa Municipal está 23% menor que o mesmo período em 2019, de maio a agosto.

A veiculação de propagandas institucionais é proibida durante o período eleitoral, que se iniciou neste mês, para não haver favorecimento de candidatos - o atual prefeito Edinho Araújo (MDB) busca a reeleição. No seu pedido à Justiça Eleitoral, o Semae alega que a ausência de chuva desde o dia 28 de junho "tem prejudicado a captação de água e, por consequência, a operação de distribuição na rede pública para atendimento dos usuários consumidores, sendo o trabalho conscientização da população, por meio de propaganda institucional, a alternativa encontrada para a diminuição do consumo de água e a equalização da situação".

De acordo com o juiz Paulo Marcos Vieira, a falta de chuvas e as altas temperaturas dos últimos dias "têm causado um desequilíbrio entre a quantidade de água disponível para captação e a de água consumida pela população, de modo que medidas de conscientização da população, implementadas pelas autoridades pública, se tornam necessárias e urgentes, a fim de evitar um agravamento da situação". Com base neste entendimento, ele permitiu que a autarquia realize uma campanha institucional de conscientização contra o desperdício de água.

Bairros atingidos pelo racionamento:
- Boa Vista
- Alto Rio Preto
- Urano
- Vila Maceno
- Vila Diniz
- Alto Alegre
- Mansur Daud
- São Judas
- Eldorado
- Solo Pinheiro
- Santo Antônio
- Redentora
- João Paulo
- Castelinho
- Maria Lúcia
- Cidade Jardim
- São Marcos
- Higienópolis







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!