Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Prefeitos devem decidir data de retorno às aulas
Foto por: Governo de SP
Prefeitos devem decidir data de retorno às aulas

Doria mantém volta opcional às aulas do ensino médio para 7 de outubro

Por: Da Redação
18/09/2020 às 14:48
Cidades

Retorno presencial para alunos do ensino fundamental foi alterado para 3 de novembro


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), manteve autonomia dos prefeitos paulistas sobre decisão de retorno às aulas. Pela previsão do Estado, as escolas podem voltar a receber alunos do ensino médio a partir do dia 7 de outubro. Já as aulas dos alunos de ensino fundamental voltam a partir do dia 3 de novembro. 

"Como governador, quero reforçar que a volta às aulas tano na rede estadual quanto nas redes municipais e particulares está condicionada à autorização dos prefeitos. Eles têm autonomia para tomar esta decisão”, disse Doria. "E para as escolas se prepararem para a volta gradual e responsável às aulas, estamos disponibilizando mais R$ 50 milhões através do Programa Dinheiro Direto na Escola”, acrescentou. 

Pelo Plano SP, o retorno às aulas pode ocorrer após o Diretório Regional de Saúde (DRS) permanecer por 28 dias na fase amarela. A região de Rio Preto completa duas semanas na fase amarela neste sábado (19). 

De acordo com a assessoria de imprensa de Doria, "as unidades devem apresentar planos de retomada à Secretaria da Educação e às Diretorias Regionais de Ensino. Estudantes e profissionais com doenças crônicas ou fatores de risco devem permanecer em casa, cumprindo atividades remotas". 

Autonomia 

O governo informou ainda que a volta às aulas está condicionada à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios paulistas. As prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, de acordo com dados epidemiológicos locais.

As atividades opcionais de acolhimento e recuperação, autorizadas desde o dia 8 de setembro pelo governo de São Paulo, podem ter continuidade desde que também autorizadas pelas prefeituras. 

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!