Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Autoridades ignoram pandemia, fazem eventos sem proteção, e casos de Covid se espalham

Por: FOLHAPRESS - DANIEL CARVALHO
18/09/2020 às 13:30
Brasil e Mundo

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A pandemia não terminou nem há vacina para a Covid-19, mas, em Brasília, autoridades retomaram festas e cerimônias. No país, são 4...


BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A pandemia não terminou nem há vacina para a Covid-19, mas, em Brasília, autoridades retomaram festas e cerimônias. No país, são 4 milhões de casos e 135 mil mortes em decorrência do novo coronavírus.
Em uma semana, houve posse no STF (Supremo Tribunal Federal), casamento de filha de ministro e celebração do ano-novo judaico. Houve aglomeração, falta de máscara e cumprimentos com abraços e apertos de mão.
O Supremo tem realizado sessões remotas por causa da pandemia. Porém parte dos ministros voltou à sede da corte para prestigiar a posse do ministro Luiz Fux como novo presidente, na semana passada.
Até esta quinta-feira (17), após a cerimônia, seis autoridades presentes haviam sido diagnosticadas com o novo coronavírus.
O evento no Supremo foi realizado com alguns cuidados. Foi reduzido o número de convidados em plenário, e ministros e presidentes de Poderes, separados por placas de acrílico. Jornalistas ficaram do lado de fora, e a TV Justiça transmitiu apenas a cerimônia oficial, quando pessoas sem máscara foram vistas apenas no momento de discursar ao microfone.
Em um perfil nas redes sociais, porém, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) publicou uma foto do dia do evento no STF. Nela, dois ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) apareceram sem máscara ao lado da presidente da entidade, a juíza Renata Gil, que também não usava proteção.
Dias depois, Fux, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os dois ministros da foto -Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro-, a presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministra Maria Cristina Peduzzi, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, estavam com Covid-19.
Após a solenidade, Fux ainda recebeu convidados mais próximos em coquetel no gabinete da presidência.
O Supremo afirmou que o cerimonial está em contato com todos os convidados da posse sobre a importância de buscar o serviço médico. "A presidência do STF vem prestar solidariedade e votos de ampla recuperação aos que eventualmente contraíram a Covid-19", disse, em comunicado.
A corte afirmou que todas as medidas de segurança, protocolos e procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram adotados rigorosamente.
Autoridades da posse participaram ainda de outros eventos depois. No sábado (12), houve o casamento da advogada Anna Carolina Noronha, filha do ministro João Otávio de Noronha, ex-presidente do STJ.
A festa foi na casa do noivo, o empresário Eduardo Oliveira Filho, e os convidados receberam potinhos de álcool em gel personalizados na entrada. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que esteve na posse e era aguardado no casamento, não apareceu.
Ele já foi contaminado pelo vírus, assim como seu filho Jair Renan, que foi à festa com a mãe, Ana Cristina Siqueira Valle. A celebração, porém, contou com a presença de Maia e do ministro Luís Roberto Barroso, que estavam na posse no STF.
Fotos da festa publicadas em sites locais mostram convidados sem máscaras. Segundo relatos de convidados feitos à Folha de S.Paulo, Maia foi um dos que passaram parte da noite sem o item de proteção. Na quarta-feira (16), ele divulgou estar doente.
O ministro Noronha não se manifestou. Anna Carolina não foi localizada.
Na semana seguinte, um novo evento na capital provocou aglomeração e teve convidados sem máscara. Foi o Rosh Hashaná, o ano-novo judaico. O embaixador Yossi Shelley recebeu convidados na terça-feira (15) na sede da representação do país.
A embaixada divulgou a presença dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Milton Ribeiro (Educação), Braga Netto (Casa Civil), da primeira-dama Michelle Bolsonaro, do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e de Aras.
O procurador-geral, que teve a contaminação confirmada nesta quinta, aparece em foto sem máscara ao lado de Michelle, que também já se infectou. Dos convidados que tiveram nomes divulgados, apenas Guedes e Salles não pegaram Covid-19. Bolsonaro era esperado na embaixada israelense, mas não foi.
A assessoria de imprensa da embaixada de Israel afirmou não saber informar se o embaixador ou outro convidado do evento teve resultado positivo no exame de Covid-19.
Nesta quinta, Bolsonaro levou uma comitiva a Coremas (PB), cidade a cerca de 400 km de João Pessoa.
Durante a cerimônia, ele e ministros, como Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), dispensaram as máscaras mesmo quando não estavam discursando na inauguração de uma usina fotovoltaica. A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto disse que não iria se manifestar.
Ao conversar com uma apoiadora que reclamava do fechamento do comércio na cidade, Bolsonaro mencionou os casos da capital: "Várias autoridades em Brasília agora estão com o vírus. Não adianta, vai pegar".
O ex-presidente Lula, 74, também quebrou a quarentena ao visitar o senador Renan Calheiros (MDB-AL), 65, que está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Uma foto em que os dois aparecem juntos e sem máscara foi publicada nesta quinta (17) nas redes sociais do parlamentar.
O ex-presidente do Senado foi internado no Sírio-Libanês em 9 de setembro e operado para a extração de um tumor no rim direito. Já Lula, segundo interlocutores do ex-presidente, tinha exames de rotina marcados com seus médicos nesta semana, no mesmo hospital.

Publicado em Fri, 18 Sep 2020 13:27:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!