Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Com nove opositores no ringue, o ’fortão’ Edinho vira alvo preferido da pancadaria verbal

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
17/09/2020 às 20:07
Bastidores

Questionados sobre como avaliam o cenário pós-convenções, com 10 candidatos à Prefeitura de Rio Preto, candidatos já dão o tom do que vem por aí


Ringue eleitoral 1 
No ringue eleitoral, o prefeito Edinho Araújo (MDB) é o fortão da vez, turbinado pelo apoio de 12 siglas, maior espaço na propaganda eleitoral gratuita e um exército de mais de 200 candidatos a vereador como cabos eleitorais. Mas vai ser o alvo preferido dos nove adversários que, embora "magrelinhos” em ternos de recall nas urnas e partidos coligados, prometem pancadaria verbal de todo lado como forma de arrastar a briga para uma nova rodada. 

Ringue eleitoral 2
O DLNews questionou os 10 candidatos lançados nas convenções partidárias à Prefeitura de Rio Preto sobre como eles avaliam o cenário desenhado após a definição do elenco de protagonistas. E ninguém perdeu tempo. Cada um a seu estilo – bem agressivo ou mais moderado  – , todos mostram que já estão em aquecimento. Apenas Marcos Casale (PSL) não respondeu. Confira...

Jogo de interesses
"O jogo está posto. De que adianta a diversidade de legendas se no final todos se juntam num único bloco por interesses? O País acabou de passar por um processo traumático, acreditou em promessas fake news e se entregou ao que havia de mais antiquado na política: falta de competência em todos os setores, autoritarismo, cruel abandono do Meio Ambiente e uma terrível fixação no desmonte do Estado e no corte de direitos dos trabalhadores. Essa eleição será pedagógica.”  (Carlos Alexandre, PC do B)

Negociata vergonhosa 
"Com a definição das candidaturas, vi que falta coragem e amor à cidade por parte de algumas legendas, que optaram pelo que seja supostamente o caminho mais fácil de ficar perto do poder. São centenas de cargos em comissão (350) que o prefeito distribuiu aos partidos que o apoiam. Aliás, tem várias matérias na imprensa, nominando quem indicou (partido ou vereador). Uma negociata vergonhosa, usando o poder e dinheiro público. Sei que tem ex-pré-candidatos bufando, mas tem que engolir o sapo a seco.” (Carlos de Arnaldo, PDT)

A fome campeia
"Nós, do PT, avaliamos que é preciso termos uma campanha de luta, em defesa do direito dos trabalhadores, em prol das mulheres, negros, LGBTQIA+, do povo nas periferias, para tornar Rio Preto uma cidade melhor para todos, com oportunidades iguais, com educação e saúde pública de qualidade. O Brasil voltou ao mapa da fome, e isso se reflete em nossa cidade. Por isto, neste cenário de retiradas de direitos e golpe à democracia, nos colocamos como uma candidatura de luta e resistência.” (Celi Regina, PT)

Preço alto pelo passado
"Respeito todos os candidatos, mas respeito ainda mais o eleitor. Como disse James Reston (jornalista americano), ’uma eleição é uma aposta no futuro, não uma pesquisa de popularidade em relação ao passado.’ O passado recente está bem vivo em nossas mentes e pagaremos um preço muito alto por ele nos próximos anos. Meu compromisso é fazer um bom debate, apresentar ideias inovadoras que resolverão os problemas atuais no curto, médio e longo prazos, mostrando ao eleitor que é necessário e seguro mudar.” (Coronel Helena, Republicanos)

Mais preparada 
"Encerrado o prazo das convenções, agora é o momento de finalizar as propostas do programa de governo a ser apresentado aos rio-pretenses a partir do dia 27. Assim, teremos a oportunidade de mostrar que a coligação ’Rio Preto Muito Mais’ é a mais preparada para comandar nossa cidade. Este ’intervalo’, até o início oficial da campanha, servirá para definirmos com mais detalhes toda a nossa estratégia de TV, rádio, redes sociais e o dia-a-dia com os eleitores.” (Edinho Araújo, MDB)

Pandemia favorece
"A nova realidade criada pela pandemia e o grande número de candidatos favorece muito o Partido Novo. Estamos convictos de que iremos para o 2º turno. A campanha irá se desenvolver, sobretudo, na TV, rádio e redes sociais. Avaliamos que reduz muito a vantagem que tinham os partidos que utilizarão o dinheiro do Fundo Eleitoral. Por princípio, o Novo não utiliza o Fundo Eleitoral, por acharmos que este recurso deva ser investido em saúde e educação. Iremos compensar com plano de governo embasado em profunda análise dos desafios de nossa cidade, com propostas inovadoras e realistas.” (Filipe Marchesoni, Novo)

Entregue às traças
"Para nós, para a campanha do PSOL, fica ainda mais nítida a necessidade de mudança em Rio Preto. A cidade está entregue às traças. É a segunda vez que o governador precisa vir em Rio Preto para interferir em coligações. O que essa turma quer é se manter no poder – Rio Preto é uma cidade importante – visando as eleições de 2022. Tudo a bel-prazer, sem dar satisfação nenhuma ao povo. Quanto vai custar ao erário público mais um feudo do senhor Edinho Araújo? Rio Preto precisa ser mais humana e atender às necessidades de todos os rio-pretenses.” (Marco Rillo, PSOL)

Desejo de mudança
"Parece que Rio Preto nunca teve tantos candidatos à disputa majoritária em sua história recente. Acredito que isso esteja acontecendo pelo despertar político da nossa gente e o forte desejo de mudanças. Parece que o quadro, pelo menos desta vez, não será definido nos gabinetes mas nas ruas.” (Paulo Bassan, PRTB)

Há 20 anos no poder
"As convenções confirmaram o que eu já esperava. Existe um único grupo político que, há 20 anos, governa em Rio Preto, se revezando em cargos e secretarias. Todas as candidaturas convergem para a manutenção dessa estrutura e desse projeto de poder. Os ’novos’ nomes trazidos por esse grupo são apenas mais do mesmo e o intuito parece ser de criar uma grande encenação. A minha candidatura é a única que traz uma proposta séria e real de mudança.” (Rogério Vinícius, DC)

Temerária 1 
A autorização do governador João Doria (PSDB) para abertura de parques aquáticos no Estado de São Paulo -  como os de Olímpia, que parecem formigueiros de gente em dias quentes como os que a região está vivendo – é vista como temerária por quem olha a pandemia sob o ponto de vista da ciência. Só para ilustrar, o Thermas dos Laranjais, pioneiro em Olímpia, recebe 2 milhões de turistas por ano. Outros 700 mil passam pelo Hot Beach. 

Temerária 2
O infectologista Maurício Nogueira, professor-doutor da Famerp, coordenador do braço local da pesquisa da vacina chinesa Coronavac e integrante do comitê de gestão da crise sanitária do município de Rio Preto, diz não considerar segura a abertura nesse momento. "Aglomerações em piscinas, onde não se usa máscaras, são contraindicadas”, diz o médico e cientista, que faz questão de reforçar que se trata de uma opinião pessoal dele. 

E as escolas?
A abertura dos clubes sem uma previsão de retomada presencial das atividades escolares turbinou os argumentos de quem acusa os gestores públicos de não priorizarem a educação dentro deste "novo normal”. Grupos de whatsapp de escolas particulares que reúnem professores e pais de alunos foram invadidos por críticas dessa natureza nesta quinta (17), após a notícia da reabertura dos parques aquáticos. 

Não, também
Maurício Nogueira diz que também não considera segura as escolas reabrirem, de novo reforçando que é uma opinião pessoal. Doria liberou os prefeitos a tomarem a decisão. Em Rio Preto, que está na fase amarela, o retorno poderá se dar a partir de 5 de outubro. Pesquisa da Secretaria Municipal de Educação mostrou que a maioria dos pais da rede pública prefere postergar a volta às salas de aulas convencionais. 

Inimigo meu
Representantes do PDT de Rio Preto botaram a boca no trombone nas redes sociais quando se tornou público o apoio do PSB do ex-prefeito Valdomiro Lopes ao PSL do prefeiturável Marcos Casale na terça-feira (15). O argumento é de que ele tinha manchado o histórico de progressista da legenda em favor de um candidato oriundo da direita bolsonarista.  

Amigo meu 
Mas, na política, nada como um dia atrás do outro e uma eleição no meio. Na quarta (16), o mesmo pessoal que fez a gritaria no dia anterior estava em Catanduva, na convenção que oficializou o tucano Padre Osvaldo como candidato a prefeito. E quem está no mesmo palanque que os pedetistas lá? Bingo para quem falou PSL. 

Paz em família 
Ao desistir da disputa pela Prefeitura de Rio Preto e se lançar na briga pela reeleição como vereador, Renato Pupo (PSDB) abortou o projeto de ingresso na política do irmão dele, o procurador do Estado Luciano Pupo, que ia disputar a vereança na chapa tucana. Com dois mandatos, Pupo foi o segundo mais votado em 2016, com 6.950 votos. A ideia era canalizar parte desses eleitores para alguém do mesmo sangue. Mas não vai ter briga em família, não. O procurador sai e o delegado volta. E está tudo em paz entre os dois. 

’Gosto do Daciolo’ 
Comparado em meme ao Cabo Daciolo, presidenciável sem filtro que ganhou notoriedade em 2018, o candidato a prefeito de Rio Preto pelo DC, o advogado Rogério Vinícius, respondeu à nota publicada pela coluna sobre o assunto. "Gosto do Cabo Daciolo. Mas vejo uma diferença marcante. Não vejo, nessa eleição, nenhum candidato com o meu conhecimento e preparo. Só faltou isso para o Daciolo. Mas que ele foi a figura mais carismática de 2018, isso foi. Quem não tem resposta para as minhas críticas nem propostas melhores que as minhas, tende a seguir pelo caminho de tentar me desqualificar tecnicamente. Mas o povo não cai mais nessa.”

Versão ampliada 1
O LIDE Rio Preto virou LIDE Noroeste Paulista, com 118 empresas filiadas, 105 jovens empreendedores e 52 mulheres em posições de lideranças que, juntos, representam quase R$ 30 bilhões do PIB dessa região do Estado. 

Versão ampliada 2
"Desde quando iniciei o LIDE em Rio Preto, há quatro anos, sempre tive a intenção desta formalização como Noroeste Paulista. Ganhamos muita importância no Lide Global, sendo reconhecida como Unidade mais eficiente entre as quase 40 existentes”, afirma Marcos Scaldelai, que fica como presidente da entidade em versão ampliada. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!