PF cumpre mandados em Rio Preto contra suspeitos de invadir sistema do Ibama

Por: Da Redação
15/09/2020 às 09:01
Cidades

Operação Tokens investiga suspeitos acusados de utilizar dados do Ibama e realizar alterações indevidas nos sistemas do órgão, utilizando certificados digitais

A Polícia Federal (PF) em Rio Preto cumpriu, na manhã desta terça-feira (15), dois mandados de busca e apreensão na cidade dentro da Operação Tokens, que investiga suspeitos acusados de utilizar dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e realizar alterações indevidas nos sistemas do órgão, utilizando certificados digitais. O nome do alvo da operação em Rio Preto ainda não foi revelado, mas o DLNews apurou que um dos mandados foi cumprido no condomínio Orion, próximo ao shopping Plaza Avenida.

Investigações apontam que fraudes tiveram como beneficiários proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária, com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso. No total, foram constatados 122 desembargos irregulares em nome 54 pessoas físicas ou jurídicas.

Estima-se que o prejuízo do golpe aplicado tenha chegado a R$ 150 milhões em multas não recolhidas e descumprimento de embargos em áreas ambientais sensíveis da Amazônia Legal.

Os agentes cumprem 5 mandados de prisão e 48 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal. As ordens judiciais foram executadas em 29 cidades, entre elas Rio Preto, em nove estados: Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

De acordo com a PF, as fraudes beneficiaram proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso.

Os investigados podem responder por crimes contra o meio ambiente, além de estelionato e uso de documento falso, alteração de sistemas de dados, descumprimento de ordens de embargos e possível prevaricação e corrupção.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!