Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Governador João Doria inagura Deic nesta terça-feira, em Rio Preto
Foto por: Governo de São Paulo
Governador João Doria inagura Deic nesta terça-feira, em Rio Preto

Depois de ’perder’ candidato-delegado, Doria vem a Rio Preto inaugurar órgão da Polícia Civil

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
14/09/2020 às 22:02
Bastidores

Governador chega à cidade em um momento de tensão dentro do PSDB rio-pretense


Perdeu...
Um PSDB "desnorteado" pelos últimos acontecimentos - e em convulsão interna devido às insatisfações dos pré-candidatos a vereador - recebe nesta terça (15) a visita de João Doria a Rio Preto. A agenda do governador não é político-partidária e ele sequer deverá se apegar às questões domésticas, mas se trata, sem dúvida, de uma oportunidade e tanto desperdiçada pelos tucanos da cidade.

... a chance
Isso porque Doria vai inaugurar um órgão da Polícia Civil – a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic). E, até sábado (12), o pré-candidato a prefeito da cidade era o delegado de Polícia Civil e vereador Renato Pupo. Momento mais oportuno para brilhar, impossível. Mas o que Doria vai encontrar é um candidato introduzido às pressas - o empresário bolsonarista Denilson Marzocchi - que até o momento se mostrava publicamente pouco feliz com as políticas do Estado em relação à crise sanitária e à quarentena.

Tá lá
Em meio à  crise interna do PSDB, João Doria tem encontro marcado justamente com o prefeito Edinho Araújo (MDB), candidato à reeleição e, por enquanto ainda, adversário dos tucanos nas urnas. Edinho, que não é bobo nem nada, deve recepcionar Doria no aeroporto Eribelto Manoel Reino, pela manhã. Depois, Doria segue para a inauguração da Deic na avenida Domingos Falavina, às 10h30.

Cortesia
O encontro, claro, promete ser apenas uma cortesia do prefeito ao governador. Até porque, aos 45 minutos do segundo tempo, ninguém acredita que exista ainda a possibilidade de o PSDB, pelas mãos de Doria, pular para o barco de Edinho – lembrando que a quarta (16) é a data final das convenções. Mas, é claro, a recepção no aeroporto mostra que os dois possuem uma certa sintonia, ainda que no 1º turno MDB e PSDB trilhem caminhos distintos.

Tour
O tour de Doria pela região inclui o descerramento das placas das Delegacias de Paulo de Faria e Monte Aprazível. Edinho não estará na Deic porque a Lei Eleitoral proíbe que candidatos participem de inaugurações públicas a menos de três meses das eleições.   

Desânimo 
Pré-candidatos do PSDB à Câmara de Rio Preto não estão nada confiantes com a candidatura de Denilson Marzocchi a prefeito, mas garantem que vão apoiá-lo. Muitos consideram a desistência de Renato Pupo como algo "em cima da hora”. 

Apreensão no ninho  
O ex-vereador Cesar Gelsi, por exemplo, diz não se surpreender mais com novas reviravoltas dentro do partido. "Só Deus sabe o que pode acontecer na convenção do partido que é no último dia”, disse. Outro pré-candidato, André Fachinetti, surpreendeu-se com a desistência de Pupo no sábado (12). "Eu vou apoiar o Denilson, como apoiaria qualquer outro candidato. E continuo no partido, até porque não tem como mudar agora”, disse. 

Conversas
O PSDB ainda sonha com apoio do PSB de Valdomiro Lopes, ex-prefeito da cidade, e o PSL de Marco Casale. O presidente tucano em Rio Preto, Manoel Gonçalves, no entanto, disse que a legenda deve encabeçar a chapa, ou seja, o PSDB não aceita ser vice de ninguém. "Estamos conversando com Valdomiro, com Casale falamos no último domingo. Mas o Marzocchi é o nosso candidato”, disse. Valdomiro, no entanto, já dá por encerrado o diálogo com os tucanos. 

Queimadas
Um dos assuntos tratados entre Edinho e Doria nesta terça-feira será pedido de ajuda ao governo do Estado para preservação da área florestal no antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que sofreu com queimada nos últimos dias. De acordo com a Prefeitura de Rio Preto, das 106 mil mudas plantadas, 76 mil foram queimadas com os focos de incêndio. A área é de responsabilidade do Estado. 

Moção
Doria também será foco da sessão da Câmara de Rio Preto desta terça. O vereador Marco Rillo (Psol) apresentou moção de repúdio ao governador, que apresentou proposta para vender parte da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, que fica entre Rio Preto e Mirassol. Rillo lembra que Geraldo Alckmin (PSDB) também tentou vender a área e só não conseguiu por pressão da sociedade. 

Conexão DLNews 1
Quarta-feira (16) é o último dia das convenções partidárias e data da estreia do Conexão DLNews, na Record TV Rio Preto. Os jornalistas Fabrício Carareto, Maria Elena Covre e Heitor Mazzoco, que assinam a coluna Bastidores aqui no DLNews, vão levar ao telespectador os bastidores da política, análises e informações exclusivas sobre o processo eleitoral em Rio Preto e região.

Conexão DLNews 2
O Conexão DLNews é resultado de uma parceria entre o portal e a Record TV Rio Preto, que inclui também pesquisa de intenção de voto a prefeito em Rio Preto. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, os jornalistas do DLNews vão debater política com o apresentador Sandro Pires dentro do Balanço Geral, que começa às 11h50. Nós esperamos você lá.

Longe da cloroquina
O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), que testou positivo para Covid-19, está com sintomas leves da doença. "Só dor de cabeça”, disse. O vereador está em isolamento e tomando medicamento, mas "não é cloroquina”, garantiu. 

Sem sintomas
Após o presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra, testar positivo para Covid-19, o deputado federal Fausto Pinato (PP), de Fernandópolis, vai se submeter, como antecipou o DLNews nesta segunda-feira (14).  Pinato disse que Pauléra o avisou sobre a confirmação da doença no último sábado (12). 

Reuniões 
Na última semana, Pauléra participou de reuniões de olho na campanha eleitoral deste ano em Rio Preto. O principal encontro foi com o prefeito Edinho Araújo. Pinato também participou da reunião que confirmou o embarque do PP na tentativa de reeleger o emedebista. "Estou bem, mas irei fazer o teste sim", disse Pinato. O deputado, claro, espera que o resultado seja negativo. "Meu santo é forte", afirmou. 

Precauções 
O DLNews entrou em contato com gabinete de Edinho Araújo para saber se o chefe do Executivo vai se submeter ao teste para Covid. De acordo com informações obtidas, "na reunião (com o PP), o prefeito tomou todas as precauções de saúde".

Sem acordo
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomércio), Ricardo Arroyo, disse que não vai fechar acordo com Sindicado dos Empregados do Comércio (SEC) para diminuir o horário de trabalho aos sábados, que atualmente vai até as 17h.  

"Mundo mudou” 
A vereadora Márcia Caldas (PSD), presidente licenciada do SEC se reuniu com o prefeito Edinho Araújo (MDB) na última semana para pedir mudança no decreto que permite funcionamento do comércio até as 17h. Pela lei, as lojas devem ficar abertas até as 14h aos sábados. Edinho disse que essa mudança deveria ser feita num acordo entre sindicatos. Arroyo, no entanto, disse que "o mundo mudou e ampliar o horário do comércio acaba facilitando a contratação de empregados”. 

Assim está bom 
O horário estendido aos sábados começou depois de Rio Preto avançar para fase amarela do Plano SP e visto como algo momentâneo na Prefeitura de Rio Preto diante da pandemia. Mas Arroyo afirmou que pós-pandemia vai tentar fazer com que o Poder Público se convença de que o tempo de abertura do comércio deve ser maior aos sábados.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!