Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Secretário de Saúde, Aldenis Borim
Foto por: Reprodução
Secretário de Saúde, Aldenis Borim

Um em cada quatro rio-pretenses já pegou Covid, estima Secretaria de Saúde

Por: Karol Granchi
11/09/2020 às 16:42
Saúde

Apesar de os números oficiais indicarem 19 mil contaminados confirmados, secretário de Saúde acredita que 25% da população já foi infectada


O secretário de Saúde, Aldenis Borim, afirmou nesta sexta-feira (11) que o número de infectados pelo coronavírus em Rio Preto pode estar próximo de 120 mil.


De acordo com a atualização de hoje, 19.115 pessoas testaram positivo até agora. Os demais 100 mil seriam assintomáticos.

Borim utilizou como base estudo do Imperial College, que traz projeções em cinco diferentes cenários de acordo com o isolamento - veja abaixo. Rio Preto estaria entre os cenários 4 e 3. Neste caso, o número de infectados estaria próximo dos 120 mil.

Isso porque a maioria da população contaminada é assintomática, ou seja, não manifestou a doença nem fez teste para identificar a presença do coronavírus. Com isso, boa parte da população rio-pretense já estaria imunizada contra a Covid-19.

Segunda onda
O secretário informou ainda que não descarta a segunda onda de transmissão da Covid na cidade. O médico citou exemplos dos países europeus como Portugal e Espanha que, após flexibilização, apontaram aumento nos casos positivos do novo coronavírus. 
Borim falou sobre o aumento de positivados e fechamento das escolas após reabertura e o retorno a medida de baixo número de pessoas aglomeradas nos países. 

"A segunda onda pode ocorrer e depende das aglomerações. Depende de as pessoas se cuidarem e não levarem o vírus para suas casas. As pessoas devem manter as ordens sanitárias básicas de higiene que são lavar as mãos, usar máscaras e usar o álcool gel”, alertou.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!