Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Cervo é flagrado fugindo de incêndio que destruiu 250 hectares em Rio Preto; veja vídeo

Por: Bruna Yamasaki
10/09/2020 às 10:52
Cidades

Com as queimadas, muitos animais acabam fugindo para cidade a procura de abrigo


Um cervo foi flagrado fugindo da queimada que atingiu a área florestal na região do IPA (Instituto Penal Agrícola) na tarde desta quarta-feira (9). O incêndio destruiu cerca de 250 hectares de área.

Quem registrou a fuga do animal foi o coordenador da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamim. O fogo no local foi controlado por volta da meia noite pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, helicóptero Águia da Polícia Militar e outras equipes que prestaram auxílio.

De acordo com Lamim, é possível que o fogo reapareça na mesma área nesta quinta (10). "Ainda há muita fumaça e onde há fumaça tem focos. Com o aumento da temperatura ao longo do dia pode ser que esses braseiros escondidos se tornem focos de incêndio e o vento leve as fagulhas a diante”, disse o coronel.

No momento há uma equipe no local monitorando a situação com o auxílio de um caminhão pipa. 

Para conter o fogo desta quarta, o helicóptero Águia colaborou com 20 arremessos de 400 litros água por meio de um cesto. Pelo menos quatro caminhões do Corpo de Bombeiros também participaram do combate.

Além deles, uma usina próxima também disponibilizou dois caminhões pipas para a ação, o Serviço Geral da Prefeitura forneceu máquinas para trabalhar no local e o Semae também colaborou com o fornecimento de água. 

As chamas apresentaram riscos à população e a Defesa Civil orientou que motoristas não acessassem a Washington Luís (SP-310) no quilômetro 444 pela dificuldade de visão causada pela fumaça.

Grande proporção
O último incêndio de grande proporção a nível de comparação com o desta quarta-feira foi registrado em 2012. Porém, segundo o coronel, o atual seria ainda maior do que o antigo.

Animais na pista
Com as queimadas na região, muitos animais perdem suas casas e acabam procurando abrigo na cidade. Alguns deles morrem durante fuga, ou por conta do próprio fogo ou atropelados em rodovias. 

No incêndio desta quarta não foi registrada nenhuma morte de animais, apenas fuga. Mas a Defesa Civil também alerta para que motorista se atentem nas pistas pois os animais podem invadi-las durante a busca por abrigo.









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!