Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Cinco regiões de SP progridem para fase amarela; 95% já estão em quarentena branda

Por: FOLHAPRESS - Artur Rodrigues
04/09/2020 às 16:46
Saúde

Só 2 áreas do estado, Franca e Ribeirão Preto, permanecem com restrição mais dura


O governo João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (4) que cinco regiões progrediram à fase amarela e apenas duas permanecem na fase laranja. Com isso, 95% da população vive na fase amarela, mais branda, que permite a abertura de restaurantes e bares.

A informação foi dada durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, relativa a medidas de combate ao coronavírus.

Segundo o governo, São José do Rio Preto, Marília, São João da Boa Vista, Registro e Presidente Prudente passaram da fase laranja para a amarela. Apenas Franca e Ribeirão Preto que se mantém na etapa de controle, a laranja.

Segundo a administração estadual, São Paulo atingiu 845.016 casos e 31.091 óbitos. Atualmente, todas as cidades do estado já têm casos de coronavírus.
Para o governo, o estado de São Paulo iniciou a descida do platô no número de casos e mortes de coronavírus. Até então, na avaliação do governo estadual, apenas a capital havia deixado a fase mais severa da pandemia.
As mortes caíram 14,8%, segundo a gestão Doria. Em agosto, foram 7.017 óbitos, contra 8.234 no mês de julho.

De acordo com a previsão do governo, a projeção é que até o dia 15 de setembro o estado possa ter entre 33 mil e 38 mil mortes. Já em relação ao número de casos, o estado poderá chegar até 1 milhão de casos.

Com a queda de casos, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que o Hospital de Campanha do Anhembi também será fechado —antes, o hospital do Pacaembu também foi fechado.

O hospital deixou de receber pacientes na quinta (5) e a expectativa é que o fechamento ocorra no dia 10 de setembro. Atualmente, só 38 pacientes no local, que inicialmente tinha 800 vagas e, hoje, só tinha 150 vagas.

Covas também anunciou que vai estender os alvarás de buffets, danceterias e salões para que possam atuar como bares e restaurantes, enquanto não têm autorização para seu uso originário.

A expectativa do prefeito paulistano é progredir de fase novamente, para a etapa verde, a partir do dia 20 de setembro.

Novamente, Doria e integrantes do governo fizeram apelos para que a população evite aglomerações.

Para o feriadão, o governo anunciou 20 mil policiais, com objetivo de apoiar as ações das regiões turísticas contra aglomerações. Também haverá uma série de ações nas rodovias, incluindo mensagens educativas incentivando uso de máscaras e o isolamento social.

Questionado sobre episódio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que não usou máscara e participou de aglomerações em visita ao estado, Doria disse que se trata de um mau exemplo. "Lamento que o presidente da República dê um mau exemplo. Ele aqui em Sâo Paulo mais uma vez deu um mau exemplo ao não usar máscara. Deu outro mau exemplo ao estimular e participar de aglomerações. É tudo que nós não precisamos nesse momento são de maus exemplos", disse.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!