Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Suzana Lobo, chefe da UTI do Hospital de Base
Foto por: Divulgação
Suzana Lobo, chefe da UTI do Hospital de Base

Condução da crise do coronavírus volta a provocar discórdia entre famerpianos

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Heitor Mazzoco
11/08/2020 às 21:00
Bastidores

Secretario Aldenis Borim não citou nome, mas criticou chefe de UTI do HB que classificou leitos criados em UPAS como "meia-boca"


Farpas 1
A crise sanitária em Rio Preto voltou a provocar troca de farpas públicas entre famerpianos de pedigree. Na live de atualização de dados sobre a Covid-19 nesta terça-feira (11), o secretário da Saúde do município, Aldenis Borim, mandou um recado duro a "uma médica”, que teria dito que os leitos de UTIs criados em UPAS e UBSs na cidades são "meia-boca”. 

Farpas 2
"Eu não faço nada ’meia-boca’. Nada. Se algo é ’meia-boca’, eu não faço. Nossos hospitais têm capacidade de atendimento, com quartos individualizados. Não são hospitais de campanha, onde ficam várias pessoas. Então, o resto é lorota ou inveja. Ou algo assim”, disparou um surpreendente Aldenis, conhecido pela fala mansa e temperamento brando. 

Farpas 3
Embora o secretário não tenha citado o nome da médica em questão, sua fala tinha endereço inequívoco. Trata-se da intensivista Suzana Lobo, chefe da UTI do Hospital de Base e presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, que, em entrevistas à CBN na semana passada e à TV Câmara nesta segunda (10), criticou duramente o modelo de criação de UTIs às pressas para atender o aumento da demanda por vagas. 

Críticas 
"Estamos colapsados", disse ela nas duas oportunidades, referindo-se à taxa de ocupação de leitos na cidade e também ao "apagão” de trabalhadores da saúde treinados para atender em uma UTI. Nas duas oportunidades, Suzana afirmou que de nada adianta abrir leitos, muitas vezes desprovidos de todos os equipamentos necessários e de profissionais capacitados para atuar.

Outras crises 
O estresse que o novo coronavírus tem provocado já levou a outros embates públicos entre os famerpianos, como os professores-doutores Cacau Lopes e Maurício Nogueira. O segundo integra o comitê de gestão da crise sanitária criado por Aldenis, cujas ações também estão sendo criticadas pelo primeiro. 

Vaidades
Quem olha de fora do universo da Famerp avalia que ambos têm um pouco de razão. "A doutora Suzana chefia uma UTI que tem tudo, com recursos e equipamentos sobrando. Bem diferente, é claro de uma UTI montada no Jaguaré. Mas esta, atende uma necessidade premente, que é ventilar uma pessoas com insuficiência respiratória. Eu adoraria trabalhar num lugar com toda a aparelhagem, equipe treinada e verba sobrando. Mas o mundão não é assim. A pandemia escancarou isso”, diz um observador do mundo médico, que vê na discórdia entre os dois uma certa "vaidade famerpiana”. 

Emocionante 1
Por meio de um vídeo emocionante, em que chega a chorar mais de uma vez, o médico Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, manifestou-se pela primeira vez desde que deixou o Hospital de Base, onde ficou mais de 40 dias internado na UTI, numa dramática luta contra a Covid-19. 

Emocionante 2 
Ao final de seu depoimento, ele fala da triste e avassaladora marca de mais de 100 mil mortes provocadas pela doença no Brasil. "Eu, se morro, viro estatística. Sou apenas mais um. Mas são mais de 100 mil vidas, de 100 mil famílias”, afirma. E pede à população, principalmente ao jovens, que entendam a gravidade da doença e ajudem na prevenção. 

Ajuda de cima 1
Na pele de presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, que também responde pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, vai colocar seu prestígio em campo para ajudar a buscar partidos aliados para a pré-candidatura do tucano Renato Pupo à Prefeitura de Rio Preto.

Ajuda de cima 2
A promessa a Pupo foi feita no último final de semana, durante um café entre os dois tucanos em Catanduva. O DLNews apurou que a conversa, aliás, surgiu depois que o vereador-delegado sinalizou para a cúpula do PSDB de Rio Preto, três semanas atrás, uma crise pessoal em relação à pré-candidatura, que não estaria caminhando a seu contento.  

Candidatíssimo 
Questionados pela coluna, ambos negaram que o projeto tenha balançado. Vinholi disse que Pupo é candidatíssimo. Já o delegado afirmou que, além do compromisso de ajudá-lo a buscar aliados, o partido se revelou otimista com a empreitada. 

Angústia 
A "angústia” de Pupo com alianças se justifica. Uma de suas principais apostas era a união com o PSL de Marco Casale, que se mostra cada vez mais convicto com a candidatura própria. Até agora, o tucano tem compromisso apenas do nanico Cidadania, cujo nome de maior relevo é o da advogada Cida Paschoalão. 

Unânime
No entorno político de Edinho, segue a torcida para que Orlando Bolçone (DEM) seja o vice na chapa do emedebista. Além de ser um nome considerado sem ressalvas, o ex-deputado estadual também apaziguaria os ânimos da fila de pretensos candidatos ao posto deixado por Eleuses Paiva (PSD). Ou seja, evitaria desgaste diante da necessidade de optar por um aspirante em detrimento de outro. 

E o Rodrigo?
O xis da questão, no entanto, é decifrar sobre quais seriam os planos do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), para a legenda em Rio Preto: seguir governista, uma vez que também ocupa cargos em comissão na administração municipal, ou partir para voo solo. 

Palanque próprio 1
O DLNews sondou o deputado federal federal Geninho Zuliani (DEM), que é de Olímpia, mas tem "comparecido” com bastante frequência nas movimentações político-partidárias de Rio Preto. 

Palanque próprio 2
Segundo Geninho, o democratas tem como meta e objetivo lançar candidatos a prefeitos na maioria dos municípios. "Rio Preto não será diferente do que foi traçado pelas executivas nacional e estadual do partido.” Mas ele diz que só vai falar de nomes depois das convenções partidárias. 

Cabeça de empresário 1
Maioria dos empresários (53%) entende que os empregos diretos e indiretos serão mantidos este ano, segundo levantamento do Índice LIDE-FGV de Clima Empresarial. Pelo menos 20% dos pesquisados pensam em contratar e outros 27%, em demitir. 

Cabeça de empresário 2
A pesquisa ocorreu durante Almoço-Debate LIDE com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (31/07). O Índice LIDE-FGV de Clima Empresarial é uma nota 0 a 10 resultante de 3 componentes com o mesmo peso - Governo, Negócios e Empregos - e é resultado da pesquisa mensal respondida por 400 empresários, em média. 

Menos empolgados 
Para os empresários, a eficiência geral do governo federal caiu sensivelmente neste ano em relação ao ano passado. O índice atual ficou em 4.8, contra 6.0 em 2019. Quanto  ao governo estadual, os números são 5.4 e 7.7, respectivamente. Ou seja, a crise sanitária parece ter afetado o humor em relação às duas esferas governamentais. 

Educação 
Quanto à situação atual dos negócios, a avaliação de 42% é de que está tudo igual. Para 42%, está pior. E apenas 16% afirmou que está melhor. Um ponto interessante é de como o empresariado vê a saúde neste momento de crise. Questionados sobre a área em que o Brasil deve melhorar, apenas 3% responderam saúde. Infra-estrutura ficou com 7%, Política com 26%, Segurança com 20% e Educação com 45%. 

Primeira leva
Nesta quarta-feira (12), o diário oficial de Rio Preto publica o afastamento de 13 servidores concursados que participarão da campanha eleitoral deste ano. A lista ainda vai aumentar até o próximo dia 14 – data limite para quem deseja disputar o pleito deixar o setor público. 

De olho...
Já na lista dos exonerados está o subprefeito de Engenheiro Schmitt, Devair de Oliveira. Ele deixa o cargo porque vai disputar cadeira na Câmara pelo partido da pré-candidata a prefeita pelo Republicanos, Coronel Helena. A saída ocorre quase cinco meses depois de o partido de Helena anunciá-la como pré-candidata. 

...no futuro 
Oliveira é o segundo do primeiro escalão do atual prefeito, Edinho Araújo (MDB), a deixar o governo. Nesta segunda-feira (10), Adão da Costa Morais (PTB) deixou o governo após o PTB anunciar apoio ao Republicanos de Helena. Ainda está no governo Edinho a secretária de Habitação, Fabiana Zanchetta, que também é do Republicanos.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!