Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Estreia será neste sábado (dia 8), com exibição online e gratuita
Foto por: Fernando Carvalho/Divulgação
Estreia será neste sábado (dia 8), com exibição online e gratuita

Documentário ‘O Avesso do Altar’ reflete sobre intolerância religiosa

Por: Junior Caires
06/08/2020 às 17:39
Sintonia VIP

Promover o debate sobre o sentido da fé em tempos de intolerância religiosa, abarcando temas atuais e urgentes como fake news, conservadorismo, extremismo político e ataques à arte, à ciência e à educação.


Essa é a proposta do documentário ‘O Avesso do Altar’, produzido em Rio Preto, que faz sua estreia neste sábado (dia 8), às 20 horas, com uma exibição ao vivo e gratuita no Facebook (@oavessodoaltar) e YouTube (canal Núcleo Arcênico).

A obra tem direção de Alexandre Manchini Jr. (ator, pesquisador e diretor do Núcleo Arcênico de Criações), roteiro de Carolina Capelli (mestra em antropologia social), e foi contemplada no edital de artes audiovisuais (circulação) do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria de Cultura de Rio Preto.

A partir do processo de construção e da repercussão do espetáculo de dança-teatro ‘A Fé que Acostumou a Falhar’, do Núcleo Arcênico, o documentário investiga as formações históricas de dominação religiosa no ocidente e seus expoentes patriarcais mais atuais, como a institucionalização da bancada evangélica e a opressão à mulher.

‘A Fé que Acostumou a Falhar’ estreou em agosto de 2018, depois de um ano de pesquisa, no qual seus artistas se debruçaram sobre suas próprias experiências relacionadas à fé, tratando a dicotomia entre a "fé que nos salva” (ou seja, nos nutre para seguir em frente e nem sempre é de natureza religiosa) e a "fé que nos mata” (a qual, em sua maioria, mistura doutrina religiosa e doutrina político-eleitoral).

Para Manchini, de certa maneira, o espetáculo surge como um eco de outro trabalho do Núcleo, ‘Coágulo’, baseado na obra ‘O grande inquisidor’, do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881). "Lá começamos a ter esse olhar mais crítico para a relação da religião com a autonomia do indivíduo: de pensamento e livre-arbítrio”, diz.

Estreia
Na live de estreia do documentário, haverá um bate-papo online após a exibição, reunindo produtores, colaboradores e artistas envolvidos na peça e na obra audiovisual, promovendo o debate entre a classe artística e o público, que poderá enviar perguntas e fazer apontamentos por meio dos comentários.

O documentário começou a ser gravado durante a temporada de oito apresentações de ‘A Fé que Acostumou a Falhar’ realizada em setembro de 2018, na Swift, em Rio Preto. Com direção de fotografia de Guilherme Di Curzio, ‘O Avesso do Altar’ mescla cenas do registro audiovisual do espetáculo e depoimentos de artistas do Núcleo Arcênico.

Entre as inúmeras reflexões, os artistas repercutem os ataques recebidos na época das apresentações na cidade de Buritama, onde moradores reagiram negativamente ao trabalho e tentaram impedir a realização da segunda sessão, por conta da nudez.

Para Capelli, o documentário propõe uma discussão atual que transborda acontecimentos locais. Entre os diversos aspectos sobre os quais a obra reflete, ela destaca os trâmites políticos do cenário brasileiro contemporâneo, marcado pela produção maciça de "fake news”, falta de informação, de fomento cultural e educacional e de extremismo político.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!