Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Leitos de enfermaria do Hospital de Base
Foto por: Divulgação
Leitos de enfermaria do Hospital de Base

Secretário diz que colapso na saúde é "bobagem" e prevê Rio Preto no laranja

Por: Da Redação
06/08/2020 às 11:31
Saúde

Para Aldenis Borim, quem afirma que a saúde de Rio Preto está em colapso "não sabe o que está falando"


O secretário de Saúde, Aldenis Borim, classificou como "bobagem" a afirmação de que o sistema de saúde está próximo do colapso. A afirmação foi dada durante a live desta quinta-feira (6), na atualização dos dados da Covid no município. Rio Preto tem no momento 10.550 infectados e registra 269 mortes pela doença.

"Quem falou isso (colapso na saúde) não sabe o que está falando e está falando bobagem", disse Borim. De acordo com o secretário, ninguém até o momento ficou sem atendimento nos hospitais devido à pandemia de Covid.

No fim de semana, o Hospital de Base (HB) chegou a registrar 100% de ocupação de leitos de UTI. Segundo Borim, o índice foi "atípico" e já diminuiu. De acordo com o boletim de hoje, a Santa Casa também atingiu os 100% de ocupação de leitos de UTI e está com 74% dos leitos de enfermaria com pacientes. No geral, Rio Preto conta com 108 vagas de UTI assim distribuídas: Santa Casa (36), HB (24), Jaci (10), Jaguaré (30), Santo Antônio (8). Outros 174 leitos são de enfermaria.

Laranja
O secretário também classificou como "bobagem" a construção de um hospital de campanha para atender os pacientes com Covid. "É um absurdo se pensar em hospital de campanha. Nós temos instalações próprias e uma instalação dessas não é tão adequada como uma UPA", afirmou o secretário. "O que vamos fazer com aquele monstro que nós criamos e não vai mais servir para nada?". Borim disse que a construção de um equipamento desses custa milhões e depois não será incorporado à saúde.

Sobre a reclassificação do governo do Estado dentro do Plano SP, que será anunciada nesta sexta (7) pelo governador João Doria (PSDB), o secretário acredita que a região de Rio Preto deve permanecer na fase laranja (2). "Nós fazemos nossos cálculos, mas a palavra final é do Estado, que vê a região como um todo, não só Rio Preto. Pelos nossos dados ficaremos na fase laranja", afirmou Borim.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!