Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Kelvin Kaiser, presidente da Acirp, e o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo
Foto por: Prefeitura de Rio Preto
Kelvin Kaiser, presidente da Acirp, e o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo

Na fase laranja, Acirp propõe a Edinho redução de mini lockdown e afrouxamento na Lei Seca

Por: Da Redação
29/07/2020 às 17:10
Política

Nova reclassificação ocorrerá nesta sexta-feira pelo governador João Doria


A Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) propôs ao prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), redução do mini lockdown na cidade e afrouxamento no decreto de venda de bebidas alcoólicas, caso o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto continue na fase laranja (2) do Plano São Paulo de flexibilização. A nova reclassificação das fases ocorre nesta sexta-feira (31) pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Em nota, a entidade afirmou que estabelecimentos comerciais podem voltar a funcionar às segundas e terças-feiras, mas sem receber público externo. Atualmente, Rio Preto vive lockdown entre domingos e terças, com permissão de funcionamento de comércio, serviços e shoppings entre quartas e sábados.

"Outro avanço foi o entendimento, pela prefeitura – em Rio Preto se mantendo na fase laranja – de que é possível que as atividades internas dos estabelecimentos comerciais e de serviços possam voltar a funcionar de segundas e terças, mas sem receber nenhum tipo de público externo, permanecendo com as portas fechadas (liberado estritamente aos proprietários e colaboradores, seguindo todos os protocolos de higiene e livres de qualquer tipo de sanção pela fiscalização), além também da autorização do delivery nesses dias", diz trecho da nota. 

Em reunião nesta quarta-feira (29), A Acirp também cobrou que a Prefeitura de Rio Preto permita venda de bebidas alcoólicas na modalidade delivery por bares e restaurantes antes do dia 10 de agosto.

Há duas semanas, o prefeito Edinho Araújo determinou, por meio de decreto, que as vendas de bebidas não podem ocorrer entre 20h e 6h durante a semana. Aos finais de semana, a proibição é em qualquer horário. Em um primeiro momento, a regra valeria até 30 de julho, mas o governo já informou que vai estender a proibição até 10 de agosto.

Confira abaixo a nota da Acirp na íntegra:
A Acirp se reuniu com o prefeito Edinho Araújo e o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus e foi atualizada da gravidade da situação que Rio Preto se encontra neste momento. Desta reunião, e sempre de acordo com a realidade dos números atuais do município, entendemos três avanços importantes para o setor produtivo:

1) Em reivindicação enviada anteriormente à Prefeitura, a Acirp sugeriu que os horários de atendimento ao público pelos hipermercados e supermercados fossem ampliados e pudessem funcionar em horário estendido. A sugestão foi acatada pelo prefeito Edinho Araújo em seu novo Decreto, estendendo o atendimento das 6h às 24h, de segunda a sexta, com o intuito de evitar aglomerações.

2) Outro avanço foi o entendimento, pela prefeitura – em Rio Preto se mantendo na fase laranja – de que é possível que as atividades internas dos estabelecimentos comerciais e de serviços possam voltar a funcionar de segunda e terça-feiras, mas sem receber nenhum tipo de público externo, permanecendo com as portas fechadas (liberado estritamente aos proprietários e colaboradores, seguindo todos os protocolos de higiene e livres de qualquer tipo de sanção pela fiscalização), além também da autorização do delivery nesses dias.

3) Mais um avanço foi o compromisso com a prefeitura de que, mais uma vez o município se mantendo na fase laranja e os números da doença melhorem, possa ser reavaliado o retorno da venda de bebidas alcoólicas por meio do delivery, pelo setor de bares e restaurantes, antes do dia 10 de agosto.

As solicitações acima também haviam sido feitas anteriormente pelas entidades representativas de classe, Assescrip e SINHORES.

Importante dizer que a Acirp continua trabalhando, por meio da campanha Flexibiliza Já, para conscientizar toda a população sobre as medidas preventivas do coronavírus e, também, para se evitar aglomerações em geral, festas particulares ou em condomínios, mesmo em pequenas reuniões familiares, de amigos etc. É essencial o uso de máscaras e álcool em gel. Mantenha sempre o distanciamento adequado e, quem puder, permaneça em casa! Precisamos do apoio de toda a população! A situação é muito grave e os indicadores podem levar o município, a qualquer momento, para a fase vermelha. Este é o papel social de todos nós.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!