Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tribunal desportivo autoriza Flamengo a transmitir a final da Taça Rio

Por: FOLHAPRESS -
08/07/2020 às 18:30
Esportes

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) liberou o Flamengo a transmitir pelo seu canal no YouTube a final da Taça...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) liberou o Flamengo a transmitir pelo seu canal no YouTube a final da Taça Rio, contra o Fluminense. A decisão aconteceu na tarde desta quarta (8), horas antes da partida, marcada para às 21h30.
Em sorteio realizado na última segunda-feira (6), ficou determinado que o mandante do confronto seria o Fluminense. Isso lhe daria o direito de exclusividade na exibição do confronto. Isso aconteceria na FluTV, seu canal na plataforma de vídeos.
Na teoria, o clube poderia até mesmo vender a transmissão para uma emissora de TV, já que a Globo rescindiu o contrato do torneio e avisou que não mostraria a final
O auditor José Jayme Santoro, do TJD, entendeu que como a final acontecerá em jogo único, os dois times deveriam ter direito à transmissão e concedeu liminar ao Flamengo.
"Parece bastante óbvio que a MP 984/2020 criou um sistema de pesos e medidas onde o mandante é quem detém esse direito, pois na mesma proporção será mandante em outros jogos. Como o regulamento da competição foi elaborado antes do texto legal, é de entendimento juvenil que não poderia o texto do regulamento prever a regra da PM e, portanto, um jogo único não sofrerá efeitos da compensação que a MP se preocupou", disse Santoro.
A decisão vai contra o que determina a Medida Provisória 984/2020, publicada pelo governo federal. Esta mudou o entendimento da Lei Pelé, de que uma partida só pode ser exibida com a anuência dos dois clubes envolvidos. Passou a valer que o mandante é o dono dos direitos.
Foi com esse argumento que o Flamengo, que não havia assinado contrato com a Globo, mostrou seu confronto com o Boavista na semana passada na FlaTV, canal no YouTube que também será usado pela agremiação para transmitir a final da Taça Rio.
O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, ironizou, antes mesmo da liminar concedida pelo TJD, a possibilidade de o Flamengo transmitir a partida, com suposta anuência da Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro). Chamou a exibição de "GatoFerj".
"O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir a partida através da FluTV.", ironizou a conta do Fluminense no Twitter após a decisão do tribunal.
A liminar foi resultado de um processo iniciado pela Procuradoria do TJD-RJ. O Fluminense (ao lado do Botafogo) tem feito críticas à administração da Ferj, especialmente pela volta do futebol ainda durante a pandemia da Covid-19.
Como ganhou a Taça Guanabara, como é chamado o primeiro turno, o Flamengo será campeão estadual com vitória nesta quarta. Se o Fluminense vencer, vão acontecer mais dois jogos entre eles.

Publicado em Wed, 08 Jul 2020 18:29:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!