Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pico de casos deve ocorrer apenas no final de julho
Foto por: Reprodução
Pico de casos deve ocorrer apenas no final de julho

Rio Preto tem 2.626 casos positivos e 80 mortes por Covid-19

Por: Da Redação
30/06/2020 às 10:58
Saúde

Dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (30)


Rio Preto chegou a 2.626 pessoas infectadas e 80 mortes por Covid-19, o novo Coronavírus, informou nesta manhã o secretário de Saúde, Aldenis Borim. Em 24 horas, duas pessoas morreram na cidade e 25 novos casos foram registrados. 

As mortes pela doença correspondem a 3,4% dos casos. O número de recuperados passou 1,6 mil casos.

O coeficiente de incidência de Covid na cidade está em 570 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo o secretário de Saúde, os números não significam uma tendência de queda, pois depende do número de análises entregues pelo laboratório de testagem e por isso o importante é trabalhar com uma média semanal.

O secretário também alertou para a incidência de casos entre homens e mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos. Nos homens o índice é de 30% dos casos, enquanto nas mulheres a taxa é de 17,5%.

Foi feita uma comparação entre os casos de dengue do ano passado e os casos de Covid até o momento. Os dados mostram que em 2019 foram registrados 33 mil casos de dengue e 19 mortes no ano, resultando em uma taxa de letalidade de 0,06%. Já a doença causada pelo novo coronavírus até o momento teve 2.626 registros e 80 mortes, resultando em um índice de letalidade 53 vezes maior, de 3,04%.

Em relação às comorbidades apresentadas pelo residente de Rio Preto que contraíram a doença, aproximadamente 64% possuem cardiopatia - uma consequência da pressão alta -  e mais de 51% diabetes.

Borim esclareceu, após falas que sugerem que a Prefeitura coloca Covid como causa da morte para pessoas com outras comorbidades, que o que acontece é uma descompensação causada pelo vírus e isso é a causa da morte. Explicou que uma pessoa diabética há cinco anos que morreu após contrair a Covid na verdade teve o quadro descompensado pela doença e essa foi a causa da morte dela. "Esse tipo de coisa não deve ser repetida, é uma bobagem, ninguém está inventando números e ninguém quer inventar número", disse o secretário.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!