Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Maria Fernanda, 11, que recebeu coração novo no HCM, deve receber alta nesta quarta (24)
Foto por: Arquivo pessoal
Maria Fernanda, 11, que recebeu coração novo no HCM, deve receber alta nesta quarta (24)

Após 68 dias no HCM, Mafer deve receber alta nesta quarta (24)

Por: Karol Granchi
23/06/2020 às 20:54
Cidades

Maria Fernanda Francisco, de 11 anos, recebeu um novo coração no dia 2 de junho, no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto


Após ficar 68 dias internada no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, Maria Fernanda Francisco, de 11 anos, que recebeu um novo coração no início do mês, deve receber alta nesta quarta-feira (24), segundo informou o pai dela, Fernando Henrique Francisco.

"É uma emoção muito grande, mas infelizmente ela ainda não poderá receber visitas pelo bem dela. Estamos preparando uma recepção linda”, contou Fernando.

O transplante

Diagnosticada com cardiomiopatia restritiva (quando os músculos cardíacos se tornam rígidos, comprometendo o fluxo sanguíneo) em abril deste ano, Mafer, que mora com os pais em Jaci, recebeu um novo coração na noite de 2 de junho.  

Maria Fernanda entrou para a lista de transplante no dia 7 de maio. A espera pelo novo coração durou apenas 25 dias. O órgão veio do Hospital Municipal de Sorocaba. A doadora era uma garotinha de 10 anos.

O transplante

O transplante foi conduzido pelo médico Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da unidade materno-infantil do Hospital de Base. Este foi o 9º transplante de coração infantil do HCM.

Desde 1992, data do primeiro transplante do complexo, já foram realizados mais de 5,2 mil transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula.  Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!