Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Stephany confeccionou máscaras e doou aos profissionais de saúde de Fernandópolis
Foto por: Arquivo pessoal
Stephany confeccionou máscaras e doou aos profissionais de saúde de Fernandópolis

Aos 10 anos, Stephany confecciona máscaras para doar a profissionais da saúde; veja fotos

Por: Karol Granchi
30/05/2020 às 17:59
Cidades

Garotinha, que mora em Fernandópolis, já confeccionou 80 máscaras de proteção para doar aos profissionais da saúde pública do município


Com apenas 10 anos de idade, Stephany Oliveira Silva, tem vários talentos: canta, dança, pinta desenhos e, o mais inusitado de todos, costura roupas de bonecas e peças simples do vestuário infantil em sua própria máquina de costura.

Preocupada com a proteção dos médicos e enfermeiros durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a garotinha, moradora de Fernandópolis (a 116 quilômetros de Rio Preto), já produziu 80 unidades de máscaras caseiras para doar aos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

"Tudo começou quando eu fui levar ela para tomar vacina. Lá, ela reparou que as enfermeiras estavam com os rostos machucados por causa dos elásticos das máscaras que elas usavam”, conta Cimara Oliveira Silva, mãe de Stephany.

A garotinha havia começado a fazer as máscaras caseiras para vender e juntar dinheiro para comprar um notebook. A mãe comprava os tecidos e dava para a filha, que confeccionava as unidades e vendia por R$ 3. Cimara conta que, ao verem a máscara no rosto da criança, a médica e as enfermeiras do local fizeram encomendas, foi quando a menina decidiu fazer a doação.

"Nós estávamos voltando para casa naquele dia e ela perguntou se eu tinha reparado na qualidade das máscaras das enfermeiras. E ela disse: ‘Mãe, eu não vou vender essas máscaras, eu vou doar porque elas precisam de proteção bem mais do que a gente’”, relembra com orgulho.

Desde então, Stephany vem produzindo diversas unidades para doar a profissionais da saúde de outras instituições e também para àqueles que não têm condições de pagar pelo acessório.

"Essas pessoas precisam muito mais do que a gente, porque elas estão trabalhando e precisam de proteção contra o vírus. Nós estamos em casa, né. Eu também gosto de ver as pessoas felizes, se as pessoas estão felizes eu estou feliz também”, disse a garotinha.

Stephany teve o dom de costurar aflorado aos seis anos de idade, por influência da avó paterna, dona Rosângela. Enquanto os pais dela trabalhavam, a menina ficava aos cuidados da costureira, que tratou logo de ensinar a arte da costura para a neta.

"Ela era tão pequenininha e um dia chegou em casa com uma caixinha, que a avó tinha dado a ela. Dentro da caixa tinha agulhas, retalhos, linhas e uma tesoura pontuda. Liguei para minha sogra e dei uma bronca porque aquela tesoura estava com a minha filha. Mas logo ela disse que queria costurar e fomos dando retalhos a ela. Ela ia pra lá e pra cá com aquela caixinha e costurava à mão”, relembra Cimara.

O sonho de ter uma máquina de costura só dela veio aos sete anos, mas só depois de muita insistência que Stephany ganhou o tão esperado presente. "No aniversário dela deste ano, em março, eu e meu marido demos a máquina para ela. Quando a pandemia começou, ela ficava quietinha no quarto dela estudando os tutoriais de como fazer a máscara caseira no YouTube. Um dia ela saiu do quarto com uma máscara perfeita, nem acreditamos”, conta.

Aos 29 anos, Cimara se sente realizada com as atitudes da filha. "Eu me sinto muito feliz e realizada ao ver que ela é uma criança amorosa, alegre, proativa, que guardou tudo o que eu e meu marido sempre dissemos pra ela quando ela era pequenininha, que ela tinha que sempre ajudar as pessoas que mais precisam. E ela é assim, ela se compadece com todo mundo”, orgulha-se.

Decidida, Stephany já sabe o que vai ser quando crescer e pretende conciliar a vontade de ajudar o próximo com a profissão dos seus sonhos. "Eu quero ser estilista e quando ficar famosa quero construir uma casa de abrigo para moradores de rua e idosos, quero ajudar todos eles. Eu sinto muito amor e paixão quando eu costuro e desejo para o mundo muito amor, quero que as pessoas sejam muito felizes”. 


(Stephany confeccionando máscaras na máquina de costura que ganhou dos pais de aniversário) 



(Sthepany com os pais Cimara e Diego) 

Aos 10 anos, Stephany tem a própria máquina de costura e quer ser estilista quando crescer
Foto por: Arquivo Pessoal
Aos 10 anos, Stephany tem a própria máquina de costura e quer ser estilista quando crescer






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!