Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Sars-CoV-2 não entra no organismo pela orelha interna e média

Por: FOLHAPRESS - ANA BOTTALLO
22/05/2020 às 20:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) -Além de olhos, nariz e boca, os ouvidos podem ser via de contágio do coronavírus? Seria possível contaminação após tocar com as m...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) -Além de olhos, nariz e boca, os ouvidos podem ser via de contágio do coronavírus? Seria possível contaminação após tocar com as mãos infectadas nesse órgão? E os aparelhos auditivos, podem levar o vírus para dentro do corpo?
Segundo Wladimir Queiroz, infectologista do Instituto Emílio Ribas, a orelha média (antes chamada de ouvido médio) não é uma via de entrada do coronavírus.
"Olhos, nariz e boca são órgãos revestidos internamente por mucosas. A orelha, tanto média quanto interna, é revestida por pele e não é uma porta de entrada do Sars-CoV-2", diz.
O médico lembra que a condição é diferente se a pessoa tiver a perfuração do tímpano, uma vez que aí, sim, é possível a penetração do vírus pela mucosa danificada. Mas não existe nenhum relato de contaminação por essa via.
Queiroz afirma ainda que devem ser dispensados aos aparelhos auditivos os mesmos cuidados de higiene que se aplicam a outros acessórios essenciais, como óculos, por exemplo.
"O risco pode ser de pegar com as mãos em um aparelho contaminado e depois levar as mãos à boca ou aos olhos e nariz", completa.

Publicado em Fri, 22 May 2020 20:08:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!