Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Número de vagas no balcão de empregos de Rio Preto diminuiu
Foto por: Agência Brasília
Número de vagas no balcão de empregos de Rio Preto diminuiu

Pandemia faz número de ofertas de emprego despencar mais de 85%

Por: Lucas Israel
19/05/2020 às 09:22
Emprego

Segundo a Prefeitura, a média de vagas oferecidas por mês em 2019 era de 327


No dia 16 de março, a Secretaria do Trabalho e Emprego anunciava a disponibilidade de 508 postos de trabalho em Rio Preto. Número que casava com os índices de 2019 e que indicavam um ritmo semelhante na economia no começo de 2020. No dia seguinte, no entanto, a Prefeitura de Rio Preto apresentava o primeiro decreto municipal com medidas para combater o coronavírus, o primeiro sinal da drástica virada de jogo imposta pela pandemia à economia.


Dois meses depois a realidade escancara o tamanho da crise: apenas 62 vagas de emprego são anunciadas pela pasta, queda vertiginosa de 87,7%. As vagas de emprego simplesmente evaporaram. 

"Nós tivemos um ano de 2019 de crescimento significativo e início de 2020 muito surpreendente. Aumentamos de forma significativa a quantidade de vagas, e com empresas vendo cenário econômico de forma favorável”, afirma o assessor especial da Secretaria do Trabalho e Emprego, Marcelo Arantes. No entanto, a crise arrebatadora pôs o empresariado em marcha lenta e as vagas rarearam. Para se ter noção a média de vagas ofertadas pelo balcão de empregos da Prefeitura em 2019 era de 327 por mês.

O grande impulso atualmente é dado pelo único setor que parece não ter sentido de forma significativa a crise: os Supermercados. Segundo a pasta, a abertura de uma única rede atacadista no período serviu para frear a queda. "Na contramão, abriu uma rede atacadista no município que gerou 300 postos de trabalho, mas que não vai ser o suficiente. Não temos como influenciar a quantidade de vagas oferecidas pelas empresas”, completa Arantes. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em todo o ano de 2019 foram criados 627 empregos na regional de Rio Preto. 

Treinamento
Como forma de não permitir que aqueles que procuram por um novo emprego fiquem "parados” a pasta encaminha aqueles que cadastram novos currículos a fazerem um treinamento online pela plataforma Via Rápida, do Governo de São Paulo. "Temos um convênio com o governo do estado para que as pessoas possam fazer o treinamento e obter o diploma online. É uma forma de deixar essas pessoas prontas para quando isso acabar”, diz Arantes.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!